Falta de motoristas triplicará até 2026 se não houver ação: novo relatório e soluções da IRU

Falta de motoristas triplicará até 2026 se não houver ação: novo relatório e soluções da IRU

09 de dezembro, 2022

Um novo relatório da IRU mostra que a falta de motoristas de caminhões, ônibus e ônibus na Europa está fora de controle, alimentada pelo aumento da demanda de transporte e pelo envelhecimento dos profissionais, a principal causa da falta de motoristas.

O abismo crescente entre a aposentadoria e os novos motoristas deve triplicar a taxa de vagas de motorista de caminhão não preenchidas, para mais de 60% até 2026, e aumentar em mais de cinco vezes para motoristas de caminhões e ônibus, para quase 50% até 2026.

O novo relatório avalia seis países que representam dois terços do total do setor de transporte rodoviário da Europa e quatro países para o transporte de passageiros, representando 28% do total.

Sem ações para tornar a profissão de motorista mais acessível e atraente, a Europa pode não ter mais de dois milhões de motoristas até 2026, impactando metade de todos os movimentos de carga e milhões de viagens de passageiros.

Apesar de os salários dos motoristas serem até cinco vezes superiores aos salários mínimos médios (no Brasil é apenas duas vezes), o relatório traz dados alarmantes sobre as dificuldades de acesso à profissão de motorista, principalmente para os jovens, e sua atratividade, principalmente para as mulheres.

O secretário-geral da IRU, Umberto de Pretto , disse: “A crise de falta de motoristas na Europa está se acelerando rapidamente, representando uma grande ameaça ao continente se nada for feito. Os caminhões transportam 75% da carga da Europa em volume e 85% de seus produtos perecíveis, de alto valor e médicos, como vacinas e alimentos. Os serviços de ônibus, o modo de transporte coletivo mais utilizado na UE, são fundamentais para os objetivos de descarbonização da Europa”.

“Sem motoristas, a economia, a mobilidade social e o plano climático da Europa vão parar. Mas existem soluções comprovadas, especialmente se a indústria e o governo trabalharem juntos”, acrescentou.

Mulheres e jovens desaparecidos

Há uma baixa proporção de motoristas jovens (6% para carga e 5% para transporte de passageiros), apesar dos bons salários dos motoristas e do desemprego juvenil persistentemente alto em muitos países.

As mulheres também representam apenas uma pequena porcentagem dos caminhoneiros, apesar dos níveis significativos de desemprego feminino em alguns países. A Espanha, por exemplo, tem uma das maiores taxas de desemprego feminino da Europa (14%), mas uma das menores taxas de motoristas de caminhão (2%), em contraste com as motoristas de ônibus (12%).

Chave de acesso e atratividade

A idade mínima de qualificação ainda é de 21 anos para motoristas de caminhão em cinco países da UE e entre 21 e 24 anos para a maioria das funções de motorista de ônibus em toda a UE, uma enorme barreira para os que abandonam a escola.

Os altos custos de licença e treinamento também são um obstáculo. Na França, uma licença de caminhão custa 5.300 euros, mais de três vezes o salário mínimo médio mensal, enquanto na Alemanha, uma licença de ônibus custa em média 9.000 euros, mais de quatro vezes o salário mínimo mensal.

A segurança, principalmente para as mulheres motoristas, é fundamental para tornar a profissão mais atraente, com 95% dos caminhoneiros e 94% das empresas de transporte colocando-a como sua principal prioridade. No entanto, apenas 3% dos lugares de estacionamento de caminhões existentes na UE são certificados como seguros.

Soluções na mesa

Os setores público e privado precisam trabalhar juntos para combater a escassez de motoristas. O relatório apresenta 20 soluções que estão sendo implementadas por associações de transporte rodoviário, empresas e transportadores.

As autoridades públicas também precisam tomar medidas para evitar que a escassez aumente, incluindo:

Definir a idade mínima de condução aos 18 anos, com formação a partir dos 17

Subsidiar os custos de licença e treinamento para novos motoristas

Construir áreas de estacionamento mais seguras e protegidas

Os relatórios completos estão disponíveis para os membros da IRU. Estão disponíveis resumos executivos para transporte de carga e passageiros. A NTC & Logística é a representante do Brasil dentro da IRU.

Fonte e Foto: O Carreteiro/Marcos Vilela

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