Exposição fotográfica (Vi)vendo na Boleia retrata o cotidiano dos caminhoneiros

Exposição fotográfica (Vi)vendo na Boleia retrata o cotidiano dos caminhoneiros

05 de abril, 2017

Exposição fotográfica (Vi)vendo na Boleia retrata as dificuldades, os prazeres e o cotidiano dos caminhoneiros

Foi inaugurada, no Centro Cultural Palácio dos Transportes (CCPT), em São Paulo, a exposição fotográfica (Vi)vendo na Boleia, fruto da experiência vivida pela jornalista Mariana Kateivas, que viajou durante nove dias de carona em um caminhão e percorreu quase cinco mil quilômetros pelo Sul e Centro Oeste do país. 

“Eu estava no último ano da faculdade e trabalhava em uma transportadora de Maringá. Foi então que tive a ideia de registrar as histórias que eu sempre ouvia dos caminhoneiros, de amor, dedicação e superação”, explica Mariana.

Realizado para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da jornalista, o documentário contou com uma pesquisa etnográfica, onde a fotógrafa experimentou as vivências do cotidiano dos caminhoneiros. No decorrer da viagem, Mariana dormiu na cabine do caminhão, tomou banho frio e cronometrado em postos de beira de estrada, correu o risco de assalto da carga, fez as alimentações na cozinha do caminhão, ficou sem meios de comunicação, entre outras situações comuns do dia a dia dos motoristas. 

“É fundamental que a comunidade conheça um pouco mais do universo da vida do caminhoneiro. Sabia que com o fotodocumentário poderia apresentar as informações e vivências que tive de uma maneira ainda mais interessante, por meio da linguagem visual. Essa profissão é essencial para economia do país e, mesmo assim, nem sempre esses profissionais são valorizados”, explica Mariana. 

É bonito de ver o carinho com que Mariana se refere a Viviane Gonçalves e Marcio Roque, o casal de caminhoneiros que a acolheu e a ajudou a colocar em prática esse belo trabalho. “São dois apaixonados pelo que fazem. O apoio deles foi fundamental para o resultado final desse projeto. Só tenho a agradecer pela oportunidade”, conclui. 

As fotografias ficarão expostas na recepção do Centro Cultural Palácio dos Transportes, em São Paulo (SP) – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o dia 30 de junho.

Fonte: NTC&Logística

Foto: NTC&Logística

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top