Exportações de óleo e farelo de soja registram recorde

Exportações de óleo e farelo de soja registram recorde

28 de novembro, 2022

As exportações de óleo e farelo de soja chegaram próximas a 20 milhões de toneladas de janeiro a outubro de 2022, conforme dados do Ministério da Economia. O cenário é favorável para o mercado internacional, a expectativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é que as exportações dos dois produtos cheguem a 22, 5 milhões de toneladas.  

O farelo de soja é utilizado principalmente em alimentos e rações para animais. Já o óleo de soja é extraído da semente de soja e pode ser usado como biocombustível. Para o analista de mercado da Conab, Leonardo Amazonas “A demanda, tanto de farelo como o de óleo de soja, estão aquecidas, o que mantêm os preços no mercado internacional em patamares elevados”, diz.  

Além disso, a Argentina, principal país exportador dos produtos, também apresentou quebra de safra devido às questões climáticas adversas registradas no último ciclo, o que abriu espaço para o produto brasileiro.

No Brasil, a menor demanda de biodiesel no mercado interno, possibilitou maior exportação da oleaginosa. Os dados de importação e exportação referentes à soja, bem como aos subprodutos do grão, fazem parte do 2º Levantamento de Grãos da Safra 2022/23 da Companhia de Grãos.

Fonte: Agrolink Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top