Home / Giro Pelo Setor / Exportações de madeira e carnes impulsionam novo recorde de movimentação no Porto de Paranaguá
Exportações de madeira e carnes impulsionam novo recorde de movimentação no Porto de Paranaguá
13 de junho, 2025
Exportações de madeira e carnes impulsionam novo recorde de movimentação no Porto de Paranaguá
O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), administrado pela empresa homônima, atingiu em maio seu segundo recorde mensal consecutivo de movimentações em 2025. Foram movimentados 141.788 TEUs (unidade padrão de contêiner), superando o desempenho anterior de 138.485 TEUs, registrado em março. O avanço de 3.303 TEUs no comparativo mensal foi alavancado, principalmente, pelas exportações dos segmentos de carnes, congelados e madeira.
Com 20.419 TEUs movimentados apenas no setor de carnes e congelados, e outros 10.432 TEUs referentes à madeira, o mês de maio refletiu a força do agronegócio brasileiro na balança logística do país. “Os sucessivos recordes registrados neste ano refletem o compromisso da TCP com a excelência operacional e com o desenvolvimento de soluções logísticas eficientes e alinhadas às necessidades dos nossos clientes”, afirmou Giovanni Guidolim, gerente comercial de Logística e de Atendimento da TCP.
Segundo o executivo, a estrutura da empresa para atender cargas refrigeradas — com 5.268 tomadas “reefer”, a maior da América do Sul — tem sido essencial para sustentar o ritmo crescente das exportações.
Além do desempenho impulsionado pela demanda externa, a TCP credita os bons resultados aos recentes investimentos em infraestrutura. Em abril, a companhia concluiu obras no pré-gate no valor de R$ 1,5 milhão, que incluíram a ampliação do número de vias de acesso para triagem (de duas para quatro), além da reforma dos vestiários e banheiros utilizados pelos motoristas.
Melhorias no acesso para caminhões
Outro ponto relevante foi a modernização do gate principal, responsável pela entrada de caminhões no pátio de operações. Finalizada também em abril de 2024, a nova estrutura triplicou a capacidade de agendamento por hora, passando de 50 para 150 veículos. O aumento de 200% na fluidez de acesso tem garantido maior eficiência no fluxo logístico e contribuído diretamente para os recordes operacionais.
“Ampliar a capacidade de acesso e oferecer melhores condições de infraestrutura aos motoristas são medidas fundamentais para sustentar o crescimento que estamos alcançando”, concluiu Guidolim.
Fonte: Transporte Moderno Foto: Divulgação
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade e Utilização de Cookies bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes. Saiba mais