Dois caminhões usam área de escape simultaneamente no Paraná

Dois caminhões usam área de escape simultaneamente no Paraná

04 de dezembro, 2023

Apenas onze minutos separaram duas entradas em uma área de escape da BR-376 registradas pela Arteris Litoral Sul. Os casos, quase simultâneos, aconteceram na última quinta-feira, 30 de novembro, durante a madrugada.

A primeira entrada foi registrada por volta da 0h20, com uma carreta que transportava 33 toneladas de milho a granel. A carreta entrou no dispositivo e precisou de 95 metros dentro da caixa de cinesita para parar totalmente.

Onze minutos depois, quando uma equipe da Arteris já fazia o atendimento da primeira ocorrência, outro caminhão, carregado com 17 toneladas de bobinas plásticas entrou na área de escape.
O caminhoneiro desviou do caminhão guincho da concessionária, e avançou em diagonal sobre a área de escape, precisando de 35 metros para parar o veículo com segurança.

Os dois caminhões tiveram problemas com superaquecimento dos freios, causado pelo longo declive da BR-376 no trecho da Serra do Mar, entre Curitiba e Joinville.

A Arteris recomenda que os caminhoneiros não utilizem a área de escape quando outro caminhão já estiver dentro do dispositivo, para evitar acidentes.

Outro caso

Em julho de 2021, um caso parecido ocorreu na mesma área de escape. No dia 23 daquele mês, dois caminhoneiros foram salvos ao usarem, quase que simultaneamente, a área de escape do km 667,3, em Guaratuba/PR, sentido Santa Catarina, após problemas no sistema de freios dos veículos.

O primeiro caminhão entrou na área de escape às 16h23, quando o motorista ter problemas nos freios. O veículo carregado com 19 toneladas de calcário, ficou sem freios cerca de um quilômetro antes da área de escape, e o motorista entrou por 60 metros no dispositivo até a parada completa do veículo.

Quarenta minutos depois, enquanto a equipe de resgate da Arteris Litoral Sul atendia a primeira ocorrência, um segundo caminhoneiro precisou entrar na área de escape. A carreta, com 29 toneladas de carga, desviou do primeiro caminhão, e entrou na área de escape, percorrendo 115 metros até parar completamente.

Veja vídeos


Fonte: Blog do Caminhoeiro Foto: Reprodução Arteris

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top