Discussão sobre modelo de novos pedágios do Paraná avança para desconto maior de tarifa

Discussão sobre modelo de novos pedágios do Paraná avança para desconto maior de tarifa

24 de março, 2023

A comissão especial formada pela bancada federal do Paraná para debater os novos pedágios no Paraná avançou ontem a discussão sobre o formato das futuras concessões de rodovias em reunião ontem em Brasília com técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A fórmula caminha para uma curva menor de aporte financeiro no leilão, o que abriria caminho para um desconto maior da tarifa básica.

A proposta elaborada durante o governo Bolsonaro e defendida pela gestão Ratinho Jr previa leilão por menor tarifa com desconto vinculado ao pagamento de um aporte para a garantia das obras. Pelo projeto, a cada 1% de desconto era exigido R$ 15 milhões em aporte; após 10%, R$ 30 milhões. Pela proposta discutida pelos deputados e a ANTT, e elaborada pelo Ministério dos Transportes do governo Lula, não haveria cobrança de aporte até pelo menos 12% de desconto, mas os parlamentares defendem aumentar esse índice. “Nas negociações atuais, com o Governo Lula, o aporte passa a ser exigido após 12%. Se for decidido por esse modelo, vamos trabalhar para ampliar ainda mais a curva e garantir tarifas mais baixas, vinculando o valor obtido no leilão para a realização de duplicações, viadutos, contornos”, afirma o deputado estadual Arilson Chiorato (PT), ex-coordenador da extinta frente parlamentar do pedágio da Assembleia Legislativa, que participou da reunião. “Se tiver que ser o modelo de aporte, a nossa luta será para empurrar a curva de aporte”, diz ele.

Arilson e o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSD) entregaram ao diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, um documento com dez pontos para, segundo eles, para garantir tarifas menores, obras e transparência. “Nós defendemos uma licitação pelo menor preço de tarifa, sem nenhum inibidor de desconto, e que esse valor seja usado para garantir as obras. Se for autorizado, na minha avaliação, esse modelo vai baixar, e muito, os valores das tarifas, além de garantir a realização de obras. Porque não é só fazer o leilão na bolsa que garantirá as obras, mas as garantias contratuais”, diz Chiorato.

Os deputados da extinta frente defendem que a cobrança de aporte seja substituído por um depósito caução com títulos do Tesouro Nacional. “Nesse modelo, a cada 3% de desconto ofertado pelas empresas no leilão, se coloca 1% do valor total, como garantia para a realização de obras. E depois, ao final da obra pronta, o valor volta para a empresa”, explica o parlamentar.

Na avaliação do parlamentar, outro ponto importante discutido na reunião de hoje foi sobre o monitoramento de veículos que passam pelas praças de pedágio. “O estudo que embasou os valores da tarifa de pedágio é de 2019, porém foi discutido sobre a necessidade de atualizar esses números com regularidade e, conforme aumentar o tráfego, o cálculo da tarifa deverá ser recalculado. É um grande passo. E o nosso compromisso é o compromisso do presidente Lula, ou seja, tarifa baixa, garantia de obras e transparência”, garante.

Também participaram do encontro o deputado federal Toninho Wandscheer (PP), a deputada federal Gleisi Hoffmann, os deputados federais Aliel Machado (PV), Sérgio Souza (MDB) e Sandro Alex (PSD).

“A ANTT anunciou que fará uma consulta jurídica à Advocacia-Geral da União (AGU) a respeito da utilização de caução para garantir a execução das obras nas rodovias. Vamos em busca do menor preço da tarifa, garantia de obras, transparência e o melhor entendimento sobre a modelagem a ser licitada”, disse Wandscheer.

BR-277 – A bancada também se reuniu com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em busca de soluções quanto à rodovia BR-277, trecho Curitiba-Litoral, que tem proporcionado inúmeros prejuízos aos transportadores e aos municípios litorâneos. Prefeitos do Litoral marcaram presença na reunião. “O ministro sinalizou que já foram empenhados R$ 200 milhões para fazer a manutenção nas estradas do Paraná”, comentou o líder da bancada.

Fonte: Bem Paraná Foto: Jorge Woll/DER

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