Dia Mundial do Ambiente

Dia Mundial do Ambiente

05 de junho, 2017

Dia Mundial do Ambiente

Neste dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Alusivas à data várias ações estão sendo realizadas durante todo este mês por meio do Programa Ambiental do Transporte Despoluir.

No próximo dia 7, uma aula ambiental expositiva, com os alunos do ensino médio de escolas da região de Maringá irão abordar o ARLA, que é a abreviação de Agente Redutor Líquido de óxidos de nitrogênio (NOx) Automotivo, ou seja, um reagente que diminui a emissão de poluentes em alguns veículos a diesel. 

Em Cianorte, nos dias 8 e 9, será realizada a aferição em cerca de 90 veículos da frota da empresa Guibon Foods. “Ter o Selo Despoluir é ter a garantia de uma frota em dia, revisada, com a redução da emissão de gases poluentes e também redução do próprio consumo”, avalia o gerente de Logística Luiz Ricardo Cazichioni.

Ambas as ações foram promovidas pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Maringá (Setcamar).

Já em Guarapuava o Programa Despoluir irá aferir a frota de veículos da Cooperativa Agraria, em Entre Rios, durante a Semana de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, que acontece de 26 a 30 de junho.             

Comemore com as dicas ambientais do Despoluir

- Mantenha os pneus sempre com a pressão correta, de acordo com o manual do fabricante, pois pneus descalibrados fazem com que o veículo consuma mais combustível.

- Procure não andar com os vidros abertos, esta ação proporcionará menor arrasto aerodinâmico do veículo, diminuindo sua perda de velocidade e melhorando o consumo.

- Procure reduzir o uso do ar condicionado, deixando para ligá-lo apenas nas horas mais quentes do dia e desligando-o minutos antes de chegar ao seu destino.

- Procure eliminar cargas desnecessárias no interior do veículo: quanto maior o peso no interior, maior o consumo.

- Procure aproveitar ao máximo a velocidade do veículo, reduzindo as marchas em breves paradas como em semáforos e faixas de segurança. Quando menos o freio for usado, menor será o consumo de combustível.

- Arranque suavemente. Os momentos de maior consumo são aqueles quando o veículo é colocado em movimento a partir do repouso (inércia). Desta maneira, quanto mais suave, mais econômica será a partida.

- Procure desligar o veículo em paradas com tempo superior a 5 minutos.

- Todo motor possui uma faixa de rotação ideal, onde nessa faixa o motor possui maior eficiência térmica e volumétrica. Rotações abaixo ou acima da ideal fazem com que o motor consuma mais que o necessário para a realização do mesmo trabalho.

- Não conduza o veículo desengrenado. Os veículos com injeção eletrônica de combustível possuem um dispositivo chamado cut-off, onde o consumo é reduzido quando o veículo encontra-se engrenado e com o acelerador na posição de repouso. Caso o veículo ande “na banguela” haverá maior consumo para manter o motor em marcha lenta.

- Esteja atento para a manutenção do veículo. Filtros de ar e combustível obstruídos, válvulas injetoras sujas, velas de ignição desgastadas e defeitos nos sensores e atuadores da injeção eletrônica poderão aumentar consideravelmente o consumo.​

Fonte: Assessoria de Comunicação Fetranspar, com Despoluir

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top