DESPOLUIR – Programa atinge a marca de 2 milhões de avaliações veiculares

DESPOLUIR – Programa atinge a marca de 2 milhões de avaliações veiculares

27 de outubro, 2017

Para melhorar a qualidade do ar e reduzir os efeitos danosos da poluição à saúde da população, o SEST SENAT, em parceria com a CNT, desenvolve o Despoluir, que, no mês de julho, completou dez anos. O programa incentiva transportadores e outros trabalhadores do setor a adotarem práticas ambientalmente responsáveis e a diminuírem os impactos das emissões na natureza e na qualidade de vida da sociedade. Até agosto, o programa contabilizou mais de 2 milhões de avaliações veiculares ambientais, que medem o nível de emissões de caminhões e ônibus.

Para o coordenador do laboratório de transportes de carga da Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia), da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Márcio D’agosto, o Despoluir pode ser visto como uma bússola no processo de redução de emissões. “Só por meio da medição podemos saber o percentual de veículos que emitem poluentes dentro e fora dos limites previstos, e, a partir daí, adotar medidas imediatas”, pondera.

Segundo o pesquisador, o programa é essencial para que tomadores de decisão tenham ciência dos problemas e definam soluções. “As pessoas precisam saber que, queimando combustíveis fósseis, geram gases de efeito estufa responsáveis por problemas como aquecimento global, furacões e mudanças climáticas. A queima de combustíveis também causa problemas na saúde da população e dos animais”.

O professor avalia que o SEST SENAT representa um fator decisivo no processo de preservação do meio ambiente porque, além do Despoluir, oferece cursos que ensinam formas sustentáveis de direção e que contribuem para a redução do consumo de diesel.  “Os condutores que passam por esses treinamentos reduzem consumo e os custos das empresas. É bom para o bolso, para o meio ambiente e para a saúde da população”, avalia.  

Novo cursos para a eficiência energética

Além disso, está em desenvolvimento o Programa Nacional de Eficiência Energética, realizado pela CNT e pelo SEST SENAT. Por meio dele, serão oferecidos, nas Unidades, novos cursos voltados à eficiência energética no transporte. Essas capacitações contarão com certificados reconhecidos internacionalmente e terão como foco três frentes estratégicas: condução econômica, gestão de combustível e gestão de frotas.
A novidade é resultado de uma cooperação firmada pelas duas entidades com o NRCan (Natural Resources Canada, o Ministério dos Recursos Naturais do Canadá) e com o ICCT (International Council on Clean Transportation, o Conselho Internacional de Transporte Limpo).

Foto: Arquivo SEST SENAT

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top