DESPOLUIR - Evento discute dessalinização e reúso de água

DESPOLUIR - Evento discute dessalinização e reúso de água

18 de abril, 2018

O Programa Água Doce, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), será um dos destaques do Seminário da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reúso de Água (Aladyr), que ocorrerá entre os dias 24 e 25 deste mês, em Fortaleza (CE). As inscrições estão abertas.

O ministério apoia o evento, através do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso à Água, que tem a competência de coordenar a implementação de ações de acesso à água por meio da dessalinização.

O seminário, o segundo do ciclo 2018 da Aladyr, terá como tema "Dessalinização, Tratamento e Reúso de Água e Efluentes". Além de especialistas brasileiros e estrangeiros, participarão do seminário empresas de saneamento e abastecimento dos estados costeiros, instituições públicas e privadas envolvidas na execução do PAD e fornecedores e demais empresas da área de dessalinização no Brasil.

Durante o evento, que ocorre pela segunda vez no Brasil, os participantes vão compartilhar experiências e trocar conhecimentos sobre tecnologias e melhores práticas no setor. A ideia é estabelecer relações entre países e empresas para o desenvolvimento de tecnologias com sustentabilidade operacional, social e ambiental.

Além do Programa Água Doce, serão apresentadas experiências com dessalinização de água do mar no arquipélago de Fernando de Noronha (PE), na Região Metropolitana de Fortaleza e em Macau (RN). Haverá ainda palestras sobre o panorama da dessalinização no mundo, na América Latina e no Brasil. Clique aqui para ver a programação completa.

A Aladyr

A Associação Latino-americana de Dessalinização e Reúso de Água (Aladyr) tem representações em todos os países da América Latina, inclusive o Brasil. Foi criada com a finalidade de promover, proteger e desenvolver tecnologias e projetos destinados à dessalinização e tratamento de água para reúso e consumo, seguindo padrões de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

A entidade representa seus associados perante organizações públicas e privadas do setor de tratamento de água, contribui com pesquisas acadêmicas, por meio da geração de novos conhecimentos, aplicações e tecnologias e, ainda, aposta no progresso de profissionais da área com a realização de encontros, seminários e eventos similares.

Água doce

O Programa Água Doce leva água de qualidade para centenas de comunidades do semiárido brasileiro. É considerado exemplo para o mundo por inovar na utilização do processo de osmose inversa na dessalinização de águas subterrâneas salobras para produzir água potável e pelo seu caráter socioambiental. Clique aqui para saber mais sobre o programa.

A osmose inversa apresenta vantagens em função de seus aspectos econômicos e técnicos, quando comparada as outras tecnologias de dessalinização (processos térmicos, de troca iônica e de eletrodiálise).

O princípio operacional deste processo é baseado no fenômeno osmótico e ocorre quando uma pressão superior à pressão osmótica da água salina ou salobra é aplicada para permear a agua, por meio de uma membrana semipermeável, produzindo água com teor de sais adequados para o consumo humano.

Serviço:

Seminário da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reúso de Água (Aladyr)

Data: 24 e 25 de abril

Local: Fortaleza (CE) - Hotel Oásis Atlântico, Praia do Meirelles

Fonte: Elmano Augusto/Ascom MMA Foto: Divulgação Portal da Copa

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top