Curitiba é uma das duas capitais pesquisadas pelo IBGE que apresenta inflação em setembro

Curitiba é uma das duas capitais pesquisadas pelo IBGE que apresenta inflação em setembro

28 de setembro, 2022

Curitiba fechou a primeira quinzena de setembro com inflação de 0,03%. A capital paranaense ao lado de Belém, capital do Pará, foram as únicas que tiveram registro de inflação, no período, entre as 11 capitais pesquisadas, conforme aponta o IPCA 15, divulgado nesta terça-feira (27) pelo IBGE.

Já no acumulado do trimestre, Curitiba fechou com deflação de 1,51%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a capital paranaense está com acumulado inflacionário de 8,39%.

Para o especialista em finanças pessoais e comportamentais, Altemir Farinhas, a chegada do fim do ano e a entrada da primeira parcela do décimo terceiro salário para alguns setores influenciaram no resultado.

O gás encanado foi um dos itens que apresentou maior alta no período. Em Curitiba, acumulou 1,95%. Segundo o IBGE, a alta é resultado do reajuste de 2,26% nas tarifas de uso residencial a partir de 9 de agosto. Para o especialista em finanças pessoais e comportamentais, além do gás encanado o preço do botijão também influenciou na alta da inflação depois de dois meses seguidos de deflação.

O IBGE aponta que, apesar da deflação, apenas três grupos de produtos e serviços dos nove pesquisados tiveram queda em setembro, sendo eles: alimentação, comunicação e transporte. Já o maior aumento veio no setor de vestuário com acumulado de 1,66%, com variação de 0,76% em relação a agosto.

O indicador nacional ficou com deflação de 0,37%. É o segundo mês seguido que o Brasil registra deflação.

Fonte: CBN Foto: Divulgação

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top