Cresce interesse de montadoras pelo negócio de locação de veículos pesados

Cresce interesse de montadoras pelo negócio de locação de veículos pesados

30 de setembro, 2022

Praticado em larga escala na Europa e América do Norte, o negócio de aluguel de caminhões e de veículos pesados apresenta sinais de avanço no Brasil. A proposta de levar facilidades ao transportador, a começar pelo não investimento em ativos e a despreocupação com quesitos como renovação da frota, manutenção e revenda dos caminhões usados, entre vários outros compromissos que fazem parte da rotina de quem transporta se apresenta como uma atividade com potencial de crescimento no setor de transporte.

A primeira montadora no País a ingressar na atividade foi a Volkswagen Caminhões e Ônibus em parceria com o banco da marca, no final de agosto desse ano. O VW Truck Rental começou com contratos de aluguel de 36 e 60 meses e com a possibilidade de maiores prazos de locação. O programa começou com 100 caminhões disponibilizados de imediato de modelos Delivery 11.180, Constellation 7.190, 24.280, estendendo opções por cavalos mecânicos Constellation e o Meteor e 28.420.

Durante coletiva concedida a jornalistas brasileiros na IAA Transportation, o CEO da Iveco na América Latina, Márcio Querichelli, disse já pensa em um modelo de locação de caminhões e vans para o Brasil. De acordo com o executivo, a ideia é de ter um produto pelo qual o cliente pagará somente o que usar, como já funciona na Europa.

A Scania, por sua vez, também estuda oferecer esse serviço no País, conforme disse Silvio Munhoz, diretor da divisão comercial da montadora no Brasil. Na Europa a Scania disponibiliza há décadas o serviço Scania Rental aos transportadores, com suporte da rede para reparo e manutenção do veículo alugado.

A montadora sueca iniciou a atividade na Europa em 2013 sendo uma das características do serviço o contrato terminar quando o cliente desejar, sem avisos ou penalizações. Disponibilizado 24 horas e 365 dias por ano, a montadora informou que tratava-se do único serviço da indústria de caminhões no continente naquela ocasião, inclusive com pedido online.

Iveco, Scania e Volvo

Na quarta-feira, 8 de setembro, foi a vez da Volvo anunciar o lançamento de uma locadora de caminhões, ônibus e máquinas para construção, enquanto Iveco e Scania também já manifestaram interesse em ter esse serviço em seus portfólios de produtos, a exemplo que já acontecem em outros países.
A montadora atuará com planos sob medida para atender as necessidades específicas de cada cliente e segmento, seja por km rodado, hora trabalhada ou assinatura, evoluindo no conceito de veículo ou equipamento como serviço. Os prazos variam de 24 a 60 meses.

O diretor de desenvolvimento de mercado da Volvo Financial Services no Brasil, José Olimpio Francisco, disse que a entrada da marca no segmento de locação visa atender uma nova demanda. “Observamos uma tendência de locação de bens no transporte de cargas e logística, em setores da indústria, agronegócio, mineração, construção e florestal. Em muitos casos, esse transporte é feito por prestadores de serviços, que preferem a locação por conta dos contratos com prazos definidos”, afirmou o executivo.

O presidente da Volvo Financial Services na América do Sul, Carlos Ribeiro, reforçou que a locação amplia as oportunidades de crescimento para transportadores e embarcadores, uma vez que não há necessidade de investimento em ativos. O locatário assume apenas as parcelas mensais, alocando estes pagamentos como despesa em seu balanço.

O serviço de locação da Volvo já começou a ser disponibilizado por algumas concessionárias de caminhões e ônibus da marca e distribuidores Volvo Equipamentos. De acordo com José Olimpio, o transportador terá à disposição um pacote completo de serviços, incluindo seguro, manutenção etc.  Lembrou ainda que o crescimento do serviço será gradativamente expandido no País. “É mais uma opção que chega ao mercado com a credibilidade da nossa marca e a flexibilidade para atender empresas e segmentos com soluções sob medida, de acordo com cada necessidade”, finalizou

Serviço é oferecido pela JSL há 10 anos

No segundo semestre de 2010, a JSL anunciou ao mercado a disponibilidade de um serviço de aluguel de caminhões com investimento de R$ 7,5 milhões de reais para atender pessoas físicas e jurídicas. A proposta inicial era de atender empresas que precisassem substituir veículos em revisão ou para atender aumento de demanda. Em janeiro de 2012 a empresa inaugurou a primeira loja em São Bernardo do Campo no ABC, paulista com contratos para diárias, semanais, mensais e períodos maiores.

Fonte: Transporte Mundial Foto: Divulgação

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top