Contorno Norte de Londrina terá novo projeto e obra será feita pelo Estado

Contorno Norte de Londrina terá novo projeto e obra será feita pelo Estado

05 de abril, 2017

Contorno Norte de Londrina terá novo projeto e obra será feita pelo Estado

O governador Beto Richa anunciou na última sexta-feira (31), durante encontro com o Prefeito Marcelo Belinati e Prefeitos da região Norte, a construção do Contorno Norte de Londrina/Cambé, obra muito reivindicada pela população da região. Ele explicou que o projeto elaborado em 1997 será refeito, pois o traçado em que ele foi planejado está hoje todo ocupado por comércios e residências, situação que iria gerar um custo inviável para desapropriação.

Além disso, o antigo projeto previa a construção de pista simples, não comportando o tráfego atual de veículos. "Discutimos com Prefeitos e lideranças para chegar a uma boa solução viária para Londrina e região. Temos uma nova proposta para o contorno, um novo traçado, algo viável. A outra proposta está obsoleta, não resolve nada, previa pistas simples e desapropriações que custariam muitos milhões de reais", disse Richa.

Governador Beto Richa durante reunião com prefeitos da Região de Londrina no gabinete do prefeito Marcelo Belinati

O Governo do Paraná e a concessionária Econorte discutem o replanejamento da obra. A decisão é que seja feito um novo projeto. Ficou definido que o projeto será custeado pela concessionária, enquanto os recursos para a obra seriam viabilizadospelo Governo do Paraná. O valor ainda não foi estimado.

 "Propomos um contorno duplo, numa área mais afastada da entrada da cidade. Assim a avenida que já existe continua em uso da população", disse o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

"Executar o projeto no formato original seria fazer mal uso do dinheiro público", afirmou. A proposta prevê a construção de 13 quilômetros de pistas duplas, que serão divididas em três fases para agilizar a execução da obra.

O secretário disse que a apresentação do projeto à Comunidade é uma forma de prestação de contas do Governo do Estado. "Temos obrigação de zelar pela qualidade desse contrato e das obras que estão sendo executadas", disse ele.

O Prefeito Marcelo Belinati elogiou a decisão do governo. "O contorno é uma forte reivindicação da população e será importante para a Infraestrutura da nossa região", disse ele. "A Prefeitura tem projetos para atrair investimentos produtivos e a Infraestrutura é elemento fundamental neste processo", afirmou.

Duplicação

Além disso, o Governo do Estado também negociou a antecipação das obras de duplicação em um trecho da BR-369. Prevista inicialmente para ser feita somente em 2021, as obras seriam antecipadas para 2018 e contemplariam todo o trecho da BR-369 entre Jataizinho até o entroncamento com a PR-442, rodovia de acesso ao município de Urai.

Nas obras também estão previstas a construção de duas intervenções em desnível (viaduto ou trincheira), uma no perímetro urbano de Londrina e outra em Cambé.

Fonte: Portal Cambé

Foto: Arnaldo Alves/ANPr

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top