Como traçar uma carreira de sucesso em empresas de transporte

Como traçar uma carreira de sucesso em empresas de transporte

03 de março, 2017

Como traçar uma carreira de sucesso em empresas de transporte

O setor de transporte demanda uma especialização cada vez maior dos profissionais, em razão de fatores como os diferentes segmentos de negócio, normas regulatórias e um mercado competitivo. As empresas buscam equipes preparadas para ajudar as organizações lidar com esse cenário e obter resultados sempre melhores.

Em entrevista à Agência CNT de Notícias, para a série Futuro do Transporte, a gerente executiva de Programas de Especialização e MPA (Mestrado Profissional em Administração) da FDC (Fundação Dom Cabral) explica como jovens profissionais podem se preparar para encarar esses desafios com competência e desenvolver a carreira no setor. Silene Magalhães também fala sobre a contribuição que jovens gestores e líderes podem dar às organizações que atuam com o transporte.

Como um profissional que quer se preparar para ser gestor de uma empresa deve planejar a sua qualificação?

Acredito que são necessários alguns passos ao profissional para planejar sua qualificação. Primeiro, que tenha clareza  das suas habilidades, forças, fraquezas e, sobretudo, o direcionamento que quer dar a sua carreira, seja ela mais técnica, mais gerencial ou acadêmica. Conhecer-se é o primeiro passo para buscar a sua qualificação. O segundo passo é o de traçar metas de curto, médio e longo prazos. Busque diferenciais para sua atuação de acordo com as demandas do mercado atual e, sobretudo, da empresa ou organização em que você atua. Por fim, mantenha-se atualizado, por meio de de mecanismos formais ou informais. Aprenda a aprender e a ensinar. Os requisitos mínimos para uma função gerencial foram e estão em constante ampliação. Para atuar no setor de transporte, aprofunde-se no tema. Complementar a essa postura graduação e pós-graduação são mandatórios, bem como um segundo ou terceiro idioma fluente. Agregue ao seu conhecimento outras habilidades como capacidade reflexiva, inovação e criatividade, trabalho em equipe e resiliência.

Há requisitos importantes para que a pessoa possa traçar uma carreira de sucesso nessa área?

Conhecimento técnico, habilidades gerenciais e comportamentais são essenciais. A Fundação Dom Cabral realizou recentemente uma pesquisa no setor de transporte, que mapeia as principais demandas do setor na busca por mão de obra. O levantamento tem dados bastante interessantes e retrata o que o empregador do setor busca dos profissionais. Os principais requisitos são proatividade, orientação para resultados e capacidade de trabalhar em equipes.

Quais os desafios que enfrenta quem opta por esse caminho profissional?

Manter-se atualizado é um deles. A evolução e transformação tecnológica já chegou ao setor de transporte e está exigindo cada vez mais das pessoas, seja em funções gerenciais ou operacionais. No passado, para trabalhar como caminhoneiro, apenas ser um bom motorista era suficiente. Hoje, o requisito tecnológico é indispensável, além de  aspectos comportamentais e éticos.

A preparação deve ser bem especializada quando se trata do setor de transporte?

Sim. As decisões ultrapassam o contexto de custos operacionais, o equilíbrio entre planejamento de curto e longo prazos, o entendimento correto da demanda, a visão ampliada e sem fronteiras do mundo e a evolução tecnológica, já citada anteriormente.

O que os profissionais mais jovens podem oferecer para a empresa, quando se fala de cargos estratégicos na corporação? O que agregam numa empresa?

Existe uma grande discussão sobre o equilíbrio entre várias gerações numa organização, seus riscos e oportunidades. Na minha opinião, o segredo está em aprender o que existe de melhor em cada uma dessas gerações. Jovens são sempre bem-vindos. Trazem ideias novas, novas formas de comunicação, questionamentos éticos e morais impensáveis para gerações mais velhas. Entretanto, muitas vezes são aflitos e afoitos. Gestão necessita de equilíbrio e capacidade crítica apurada. Combinar conhecimentos e experiência com novos talentos e novas ideias pode ser uma alavanca para as organizações.

E quais são os erros que tendem a cometer?

Desprezar o conhecimento existente, não conhecer a cultura da empresa, acreditar que conhecimento teórico é mais relevante do que habilidades comportamentais e, sobretudo, pressa.

As empresas devem apostar no desenvolvimento de lideranças internamente?

Sim, mas não apenas. Sangue novo renova as organizações. O desenvolvimento interno de líderes e gestores é um bom investimento a ser feito. Muitas organizações e empresas investem na formação e capacitação dos seus quadros de funcionários com resultados muito tangíveis e de longo prazo. Algumas companhias contratam profissionais e ou empresas de desenvolvimento de executivos para esta tarefa, para agregar uma visão mais crítica e produtiva do processo de desenvolvimento. A FDC é constantemente parceira de empresas e instituições nesta tarefa. Atualmente temos uma experiência muito rica, que é o Programa de Especialização em Gestão de Negócios para o setor de transporte, patrocinado pelo SEST SENAT através do ITL (Instituto de Transporte e Logística), que oferece aos diversos modais a possibilidade de formar especialistas em gestão para o setor de transporte. 

O que define um bom líder?

Existem milhões de receitas e dicas para de definir o bom líder. Algumas que posso citar: autoconhecimento (é preciso se conhecer para saber as suas potencialidades); espírito de equipe (mais do que liderar, você precisar fazer parte do propósito dos ganhos e perdas da equipe que lidera); comunicação (conte suas histórias, ouça, pergunte e demonstre interesse pelos seus liderados; seja franco e gentil, e também aceite sugestões e críticas); versatilidade e flexibilidade (características e habilidades necessárias para enfrentar as oscilações e mudanças do mundo dos negócios); honestidade, ética e justiça (isso constrói relações duradouras e elimina surpresas).

Por que é importante pensar estrategicamente a administração de uma empresa de transporte, em suas diferentes áreas?

O setor de transporte, assim como qualquer outro no atual mundo dos negócios, está inserido em um mundo que chamo de "Ambiente VUCA" - Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. O transporte, em especial no Brasil (pela extensão territorial), é um tema estratégico e deve ser gerido como tal. 

Fonte: Natália Pianegonda/Agência CNT de Notícias

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