Home / Giro Pelo Setor / Combustível adulterado: Como se prevenir dos riscos

Combustível adulterado: Como se prevenir dos riscos

01 de setembro, 2025

A lista local de postos suspeitos de adulteração de combustíveis está disponível no nosso site bandnewscuritiba.com.br

Perda de desempenho e potência do motor, desgaste precoce de componentes e aumento do consumo, são os principais sintomas e consequências do abastecimento de veículos com combustíveis adulterados.

A megaoperação policial realizada na última semana, em oito estados do Brasil, que desarticulou um esquema nacional do PCC de sonegação fiscal, venda de produtos adulterados e fraude nos medidores de bombas de combustíveis, trouxe à tona os cuidados que motoristas devem ter ao abastecer os veículos.

Segundo a diretora do Procon/PR, Claudia Silvano, a exigência da nota fiscal e a conferência regular do desempenho do veículo são medidas que ajudam o consumidor a se proteger de fraudes na hora do abastecimento
Cláudia Silvano explica que, além do preço, a qualidade do combustível deve ser considerada. Outra recomendação é abastecer no mesmo estabelecimento, sempre que possível

A operação Carbono Oculto, deflagrada no dia 28 de agosto, mobilizou forças policiais e agentes da Receita Federal nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

De acordo com as investigações, cerca de R$ 52 bilhões foram movimentados de forma fraudulenta em mais de mil postos de combustíveis, em dez estados brasileiros, entre 2020 e 2024. Deste total, 46 estabelecimentos estão localizados em Curitiba e Região Metropolitana.

A lista local de postos suspeitos de adulteração de combustíveis está disponível no nosso site bandnewscuritiba.com.br

Fonte: BandNews Foto: José Cruz/ Agência Brasil

 

COMPARTILHAR

Proluv

Todas as imagens, vídeos e etc. são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

Top