Com alta do preço da soja, roubos de cargas preocupam motoristas no oeste do Paraná

Com alta do preço da soja, roubos de cargas preocupam motoristas no oeste do Paraná

21 de junho, 2021

O preço da soja disparou com a valorização do dólar e o aumento da procura no mercado internacional. A boa notícia para o agricultor se tornou motivo de preocupação para os motoristas que transportam a safra por causa dos roubos de cargas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os bandidos estão atrás da soja - que em um ano saiu de R$ 100 a saca para R$ 180.

"Dentro da quadrilha organizada existe um receptador que, provavelmente, seja uma cerealista que está esquentando essa carga roubada", afirma o chefe do Núcleo de Fiscalização da PRF, Ricardo Salgueiro.
Em maio, foram pelo menos sete roubos a caminhões na região de Cascavel.

"Nosso ganha-pão está aqui [no caminhão], então claro que preocupa. Nós estamos em cima de uma máquina dessas, chegam e botam um revólver e você vai fazer o quê? Você tem família. É um risco que corremos", afirma o caminhoneiro Leoni Traversini.

Éverson Roberto Bebber, gerente de um posto de combustíveis, conta que em dois meses quatro caminhoneiros foram até o local pedir ajuda.

"É uma coisa que não se vê todo dia, aliás, não se via. Agora está sendo corriqueiro, infelizmente", afirma.

Como agem os bandidos

Segundo a polícia, os bandidos atacam em trechos de rodovias onde não há casas ou construções. Em geral, eles aproveitam as subidas para aproximar o carro em que estão e pular no caminhão.

Em poucos minutos, desconectam as mangueiras de ar que ligam a cabine à carroceria. O sistema de freios é desativado, e o caminhão é obrigado a parar.

Enquanto a carga é roubada, o motorista do caminhão é sequestrado e levado para uma área de mata. Ele só é solto horas depois, quando os bandidos já fugiram com a carga.

Investigação

Há poucos dias, uma pessoa foi presa depois de uma perseguição da Polícia Militar (PM), no trevo Cataratas, em Cascavel.

O homem é suspeito de ter roubado a carga de um caminhão que passava pelo local. A Polícia Civil está investigando o caso.

Fonte: G1 Foto: Divulgação/Agropecuária

 

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top