Colheita da soja atrasa, com 30% da área concluída

Colheita da soja atrasa, com 30% da área concluída

10 de março, 2023

A colheita da soja avança no Paraná. De acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o volume colhido subiu de 17% para 30% na última semana, referente ao período de 3 a 9 de março.

De acordo com o agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, o número é baixo quando comparado à média colhida nas últimas safras, que chegou a 50% no mesmo período. Segundo ele, um dos fatores para o atraso foi o período prolongado de chuva, que dificulta a colheita.

Ainda segundo o Deral, o avanço da colheita da safra brasileira combinado com os preços praticados internacionalmente e o valor do dólar provocaram um recuo nos preços do grão. Em fevereiro a saca foi comercializada por um preço médio de R$ 158,14.

Uma queda de 3% em relação ao mês de janeiro e que representa o menor preço desde dezembro de 2021. Em relação a fevereiro do ano passado o recuo foi de 14%. No Paraná a área de plantio é de 5,7 milhões de hectares.

A expectativa de produção nesta safra deve ultrapassar 20 milhões de toneladas. O volume, se confirmado, será o maior da história no estado.

Fonte: BandNews Fotos: Jaelson Lucas / Arquivo AEN

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top