CNT participa de reunião do Mercosul

CNT participa de reunião do Mercosul

26 de junho, 2017

CNT participa de reunião do Mercosul

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou, nesta semana (22 e 23/6), da reunião do FCES (Foro Consultivo Econômico-Social) do Mercosul. A Confederação é representada no encontro pelo diretor da CNT para assuntos internacionais, Harley Andrade. O encontro foi promovido em Buenos Aires, na Argentina.

O FCES é a instituição que dá voz à sociedade civil dos países integrantes do Mercosul no GMC (Grupo do Mercado Comum do Sul), órgão responsável por fixar os programas de trabalho e negociar acordos em nome do bloco. Participam do Foro representantes de empregadores, empregados e terceiro setor.

“Os debates realizados no Foro têm o intuito de melhorar as relações comerciais que ocorrem no âmbito do Mercosul. Há um fluxo intenso de mercadorias entre os países que integram o bloco. E, nessas relações comerciais, o transporte é peça fundamental”, destaca Harley Andrade.

O Foro pode, por exemplo, propor normas e políticas de integração econômica e social do Mercosul; acompanhar e avaliar o impacto social e econômico dessas políticas; emitir recomendações sobre questões internas do bloco e sobre as relações entre o Mercosul e outros países ou organismos internacionais. Também são atribuições do FCES cooperar para promover o progresso do bloco e contribuir para que a sociedade participe do processo de integração regional dos países.

Entre os temas debatidos no encontro realizado em Buenos Aires, estão as ações integradas dos países para erradicação do trabalho infantil, as negociações sobre livre comércio entre Mercosul e UE (União Europeia) e o relacionamento do FCES com organizações internacionais.

Fonte: Agência CNT de Notícias

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top