Home / Giro Pelo Setor / CNT - Ministério da Economia estabelece procedimentos para registro de entidades sindicais
CNT - Ministério da Economia estabelece procedimentos para registro de entidades sindicais
29 de julho, 2020
Ministério da Economia estabelece procedimentos para registro de entidades sindicais
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia, publicou nesta data a Portaria nº 17.593 de 24 de julho de 2020 que dispõe sobre os procedimentos administrativos para o registro de entidades sindicais.
A nova norma prevê, dentre outras medidas de desburocratização, que as solicitações de registro sindical, alteração estatutária, fusão, incorporação, atualização sindical e atualização de dados perenes serão feitas por meio digital, através do portal de serviços do governo federal no endereço www.gov.br.
A fim de facilitar o registro sindical a portaria reduz ainda alguns prazos, estabelecendo 60 dias para o processamento de solicitações de alterações cadastrais, bem como 90 dias para resoluções de conflitos de representação de categoria de base de territorial, por meio de autocomposição, mediação ou arbitragem, à escolha dos interessados, observados os preceitos da Lei nº 13.140/2015 e 9.307/1996.
Acesse a íntegra da portaria aqui.
Fonte: CNT Foto: Divulgação
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade e Utilização de Cookies bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes. Saiba mais

