CNT - Fórum de Inovação do Transporte constrói road map para o setor

CNT - Fórum de Inovação do Transporte constrói road map para o setor

15 de setembro, 2017

O FIT (Fórum de Inovação do Transporte), grupo criado pelo Sistema CNT (Confederação Nacional do Transporte) e coordenado pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) para pensar o presente e o futuro do transporte brasileiro realizou, nessa terça-feira (12/9) sua segunda reunião. Nela, os integrantes avançaram no desenvolvimento de um road map para o setor transportador brasileiro, ferramenta importante para definir a visão de futuro e identificar as ações necessárias para alcançar os objetivos traçados.

O encontro deu continuidade às ações iniciadas durante o Workshop Inovar, Capacitar, Avançar, primeiro projeto do Fórum, que foi realizado em julho por meio de uma parceria entre o SEST SENAT e a Universidade de Stanford, dos Estados Unidos. Durante o evento, foram apresentados conceitos e ferramentas capazes de promover a transformação e de desenvolver uma cultura de inovação em empresas e organizações.

Um dos passos nesse sentido consiste na elaboração do road map, porque esse instrumento favorecerá a tomada de decisões de forma sistêmica, com foco na visão de futuro do transporte brasileiro. Os integrantes do Fórum de Inovação debateram os fatores que são chave para permitir que o setor se desenvolva, acompanhe as inovações tecnológicas e também seja protagonista de transformações. Entre os principais aspectos discutidos estiveram segurança jurídica e operacional, disponibilização de infraestrutura adequada e capacitação de trabalhadores.

Ao ser finalizado, o trabalho culminará em um plano de ações para o transporte. “Buscamos desenvolver um trabalho relevante e diferenciado, que seja capaz de quebrar paradigmas. O Fórum de Inovação é uma das prioridades para o presidente da CNT, Clésio Andrade, a fim de avançarmos no desenvolvimento de um ecossistema inovador, que promova resultados efetivos, financeiros e sustentáveis para o setor”, destacou o diretor-executivo do ITL, João Victor Mendes de Gomes e Mendonça.

Próximos projetos

Conforme a diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, novos workshops promovidos em parceria com a Universidade de Stanford já têm datas definidas. Neles, os professores da instituição dos Estados Unidos prepararão multiplicadores para difundir ideias, estimular a implementação de novas tecnologias e de métodos criativos para formação profissional para o transporte. “Além de o setor ter a visão estratégica, é fundamental que haja operacionalização das ações. É assim que vamos promover inovação e competitividade”, destacou.

Entre os dias 19 e 21 de março, o workshop será voltado a integrantes do Fórum de Inovação do Transporte, que implementarão e levarão as ações para a entidades representativas dos diferentes modais e para as empresas. De 21 a 23 de março, o encontro será voltado a multiplicadores e instrutores de Unidades do SEST SENAT. E em junho de 2018, a última etapa do projeto ocorrerá na Universidade de Stanford. Paralelamente a isso, especialistas no assunto participarão de eventos do SEST SENAT voltados ao aperfeiçoamento da qualificação profissional.

Além disso, ocorrerá, ainda neste ano, o Encontro Internacional Eficiência Energética e Inovação, que tem o objetivo de buscar e compartilhar estratégias eficazes para a eficiência energética no Brasil e no mundo. O evento será promovido pela CNT, pelo SEST SENAT e pelo ITL.

A iniciativa é resultado de um acordo internacional de cooperação técnica firmado pela CNT e pelo SEST SENAT com o NRCan (Natural Resources Canada, o Ministério dos Recursos Naturais do Canadá) e o ICCT (International Council on Clean Transportation, o Conselho Internacional de Transporte Limpo) que permitirá a oferta de novos cursos sobre eficiência energética no SEST SENAT.

Fonte: Natália Pianegonda/Agência CNT de Notícias Foto: Jorge Dieb

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top