CNT apresenta publicação sobre biometano na COP27, no Egito

CNT apresenta publicação sobre biometano na COP27, no Egito

21 de novembro, 2022

Um dos maiores encontros dos últimos tempos sobre mudanças climáticas, tema considerado urgente e que tem mobilizado governos e sociedades em todo o mundo aconteceu na última semana no Egito. Trata-se da 27ª edição da Conferência do Clima (COP), realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que reuniu 200 países. A Confederação Nacional do Transporte (CNT) esteve presente a convite do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e apresentou a publicação Biometano – Uma alternativa limpa para o modal rodoviário, no painel Programa Metano Zero, no estande do Ministério na COP27.

Ao representar a CNT, a gerente executiva ambiental, Erica Marcos, destacou a atuação da Confederação em relação ao tema e ao papel essencial e estratégico do setor transportador na transição energética e na redução de emissões do país. Discorreu também sobre os desafios para acelerar a utilização de veículos movidos a energia renovável. O painel contou com a participação do Secretário Nacional da Amazônia e de Serviços Ambientais do MMA, Marcelo Donnini Freire. Também estavam presentes a representante da Associação Brasileira de Biogas, Maria João Rolim, e o vice-presidente da StoneX Group, Alfredo Nicastro.

Na ocasião, Erica Marcos entregou ao ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, a publicação da Confederação apresentada na COP27, juntamente com outra sobre eletromobilidade. Ambas fazem parte da série da CNT sobre Energia no Transporte. A ideia principal é mostrar as alternativas de energia limpa produzidas e o contexto internacional e nacional da adoção dessas novas tecnologias, bem como as vantagens e desafios de sua adoção, além dos aspectos técnicos e ambientais de cada tipo. São informações com foco no transportador e que visam incentivar a redução do consumo de combustível fóssil, além de tornar mais eficientes os veículos pesados, como caminhões e ônibus, e de promover o uso de tecnologias menos poluentes.

No caso do volume sobre biometano, a edição mostra, ainda, que as emissões de veículos movidos por essa fonte energética são menores em comparação com veículos do ciclo diesel e gás natural. A média geral de diminuição de emissão é de 64%, com destaque para o percentual de redução de ônibus, que foi de 75% em relação ao diesel. A publicação mostra, também, montadoras instaladas no país que já possuem tecnologia para produzir veículos aptos a receber esse tipo de combustível.

No Brasil, a produção, o uso e a comercialização de biometano estão previstos em atos normativos. Embora o decreto que estabelece o uso do gás natural em veículos automotores e motores estacionários tenha sido editado em 1966, somente em 2017 essa utilização foi regulada tecnicamente, quando foram estabelecidos os padrões para aprovação do controle de qualidade.

A gerente ambiental da CNT participou de vários espaços de discussão e acompanhou os desdobramentos técnicos de demais temáticas, como a utilização de hidrogênio verde como nova fonte energética no Brasil e a importância da renovação de frota para o setor de transporte.

Acesse as publicações da CNT:

Biometano – Uma alternativa limpa para o modal rodoviário

Eletromobilidade – Uma das soluções para alcançar a neutralidade de carbono
 

Fonte: CNT Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top