CBN - Safra de soja deverá ser superior ao ano passado

CBN - Safra de soja deverá ser superior ao ano passado

07 de junho, 2021

Levantamento da consultoria DATAGRO para a safra brasileira 2020/21 de soja, estima uma produção de 37 milhões de toneladas. Em caso de confirmação, esse volume será 7% superior aos 128 milhões de toneladas da safra recorde colhida em 2020.

O Brasil poderá dispor de uma oferta interna de milho de 104 milhões de toneladas na safra 2021, de acordo com estimativas da Safras&Mercado, volume abaixo das 117,3 milhões de toneladas disponíveis na temporada anterior.

A produção é estimada em 95,2 milhões de toneladas para 2021, também abaixo das 106,8 milhões de toneladas registradas na safra de 2020.

O PIB, Produto Interno Bruto da agropecuária atingiu R$209 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2021. Acumulando avanços de 5,7% na comparação com o quarto trimestre de 2020 e de 5,2% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Na avaliação do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o resultado do primeiro trimestre deste ano pode ser explicado principalmente pelo desempenho positivo de produtos como a soja, fumo, arroz e pelo aumento da produtividade.

Em contrapartida, produtos como milho e mandioca registraram decréscimo na comparação anual. A pecuária e a pesca também registraram desempenho fraco no primeiro trimestre do ano.

Estudo elaborado pela Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas sobre as exportações do Brasil durante as últimas duas décadas, revela que o país ganhou posições importantes no mercado internacional tanto na produção quanto na exportação de produtos.

O estudo aponta que o Brasil responde por 50% do mercado de soja e alcançou em 2020 o posto de segundo exportador de milho do mundo. Mostra também que o país tem o maior rebanho bovino do globo e é o maior exportador dessa carne, além de também ter se consolidado como o maior produtor mundial de açúcar e café.

Fonte: CBN Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top