CBN - Quadrilha é presa por adulterar carga de soja no Paraná

CBN - Quadrilha é presa por adulterar carga de soja no Paraná

11 de setembro, 2020

Nove pessoas foram presas suspeitas de desviar e adulterar cargas de farelo de soja, em Ibaiti, na região norte do Paraná, e em Paranaguá, no litoral. Apenas uma das empresas, que foi vítima dos criminosos, teve um prejuízo de cerca de US$ 1 milhão. A operação da aconteceu nesta semana e o resultado foi divulgado nesta quinta-feira (10).

De acordo com a Polícia Civil, o grupo adulterava a carga original com areia e casca de soja moída antes que ela chegasse ao destino final. O farelo de soja original saía de fábrica com 46% de proteína e 54% de outros componentes, como a fibra. Após a adulteração, a carga chegava nos terminais de embarque em Paranaguá com 17% de proteína e 29% de areia, além da casca de soja moída e misturada, que era utilizada para atingir peso.

O delegado da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas, Cássio Conceição, contou que a polícia chegou até os suspeitos após denúncias das vítimas.

Quatro prisões foram realizadas em Ibaiti, no barracão de uma empresa, onde a adulteração estaria sendo feita. Os suspeitos eram funcionários do local. Além disso, cinco prisões foram feitas em Paranaguá: três eram motoristas e deveriam fazer a entrega diretamente no Porto de Paranaguá, mas acabavam desviando a carga; os outros dois trabalhavam no Porto e tinham a função de fiscalizar o material antes do embarque.

A investigação continua, inclusive na França, onde uma das empresas compradoras do farelo de soja foi vítima da adulteração. A Polícia Civil conta com análises periciais para identificar todas as adulterações praticadas pela organização criminosa.

Os nove homens foram autuados por estelionato, associação criminosa e adulteração de substância alimentícia.

Por meio de nota, a Portos do Paraná esclareceu que os dois suspeitos presos na ação da Polícia Civil, no Porto de Paranaguá, não são funcionários da empresa. De acordo com a Unidade Administrativa de Segurança Portuária (UASP), eles seriam funcionários da empresa terceirizada, responsável pela classificação dos produtos no Pátio de Triagem.

Também em nota, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER informou que medidas administrativas estão sendo tomadas com relação a dois servidores presos na Operação Carga Segura da Polícia Civil, nos dias 8 e 9 de setembro. Os servidores atuavam no Porto de Paranaguá e já foram afastados do trabalho.

As medidas respeitarão todas as determinações legais, por mais rigorosas que sejam, e serão aplicadas de acordo com as orientações repassadas pela Procuradoria Geral do Estado.

Além disso, o IDR-Paraná está aberto a colaborar com as autoridades policiais no que for necessário.

Fonte: CBN Foto: Divulgação

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top