CBN - Portos do Arco Norte exportaram 34% de toda soja exportada

CBN - Portos do Arco Norte exportaram 34% de toda soja exportada

02 de outubro, 2020

A exportação de soja pelos portos do Arco Norte representou 34% de tudo o que foi embarcado da oleaginosa pelo Brasil entre janeiro e agosto deste ano, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em nota.

Do total de milho exportado, 31% saíram pelos portos de Barcarena (PA) e Miritituba, em Santarém (PA), além de Itacoatiara (AM) e Itaqui (MA) – o chamado Arco Norte.

Fonte: Estadão Conteúdo

E o Deral informou que produtores paranaenses já colheram 99% da área plantada com milho segunda safra, ou safrinha. O Deral informou também que o plantio da primeira safra do cereal da temporada 2020/21 já foi realizado em 40% da área prevista.

Já para a soja, o plantio da safra 2020/21 está em 3% da área no Estado. Quanto às lavouras de trigo, o boletim do Deral mostra que, a colheita da safra 2019/20 alcançou 63% da área plantada.

Fonte: Estadão Conteúdo

E o preço do leite captado em agosto e pago ao produtor em setembro aumentou 9,7% frente ao mês anterior e chegou a R$ 2,1319/litro na “Média Brasil” líquida, superando o recorde real da série histórica do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

Assim, o preço médio deste mês está 51,4% superior ao registrado em setembro do ano passado, em termos reais.

Fonte: Cepea/Esalq

A Adapar, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, proibiu a entrada e o trânsito de bezerras bovinas e bubalinas sem comprovação de vacina contra a brucelose. A medida visa intensificar o combate à doença, que não tem cura, e precisa ser feito por meio da imunização dos rebanhos.

As novas regras com relação à brucelose foram oficializadas por meio da Portaria 215 de 2020, publicada no dia 14 de setembro. As novas normas determinadas pelo órgão de fiscalização reafirmam que é obrigatória, em território estadual, a vacinação de bezerras bovinas e bubalinas entre três e oito meses de idade.

Fonte: Faep

Ouça a coluna completa

Fonte: CBN Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top