CBN - PIB do agronegócio cresceu 5,26% no primeiro semestre de 2020

CBN - PIB do agronegócio cresceu 5,26% no primeiro semestre de 2020

25 de setembro, 2020

O PIB, Produto Interno Bruto, do agronegócio cresceu 5,26% no primeiro semestre de 2020 na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O principal destaque foi o segmento primário, o que é produzido dentro da porteira, com variação de 14,91% no acumulado de janeiro a junho, seguido por serviços (4,76%) e insumos (1,69%). A agroindústria foi o único setor com queda no período, de 0,76%, sendo o segmento mais afetado pela pandemia da Covid-19.

Fonte: CNA

Apesar do fim do vazio sanitário em 10 de setembro, o produtor da maioria das áreas de plantio de soja do Paraná ainda não iniciou o plantio da safra 20/21, por causa da estiagem que atinge principalmente a região norte do estado.  

As previsões mais atualizadas do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, não indicam chuvas expressivas para o Paraná até pelo menos o dia 30 de setembro. A tendência é que as chuvas fiquem mais frequentes na segunda quinzena de outubro, segundo o Inmet.

Fonte: Notícias Agrícolas

E de acordo com informações do Banco Holandês, Rabobank, o consumo mundial de açúcar deve avançar 1,9% na temporada 2020/21 (outubro a setembro), depois de uma queda de 1,5% em 2019/20 devido à pandemia de coronavírus, o que tende a compensar parcialmente o aumento esperado para a produção do adoçante.

Fonte: Reuters

Com um menor volume de captação e de comercialização e com a demanda aquecida, os preços do leite se mantiveram valorizados semana a semana ao longo de agosto e entraram em setembro em alta.

Se nos dois meses anteriores os queijos sustentavam os preços, agora a alta é generalizada por todos os derivados. O movimento registrado no Paraná reflete o que ocorre no restante do país.

Fonte: CNA

Ouça a coluna completa:

Fonte: CBN Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top