CBN - CNH Digital já foi baixada por 560 mil motoristas no Paraná

CBN - CNH Digital já foi baixada por 560 mil motoristas no Paraná

30 de setembro, 2020

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento obrigatório para todos os condutores de veículos automotores no Brasil. Para dirigir cada tipo de veículo existe uma categoria específica. No Paraná, são emitidas cerca de 5 mil CNHs por dia, entre segunda via, renovação e primeira habilitação. A emissão é feita pelo Detran e desde maio de 2017 os motoristas têm a opção também da CNH Digital, que já foi baixada por aproximadamente 560 mil motoristas no estado.

De acordo com Larson Orlando, coordenador de habilitação do Detran-PR, a CNH Digital pode substituir o documento tradicional, mas é indicado que o motorista mantenha o aplicativo atualizado e a bateria do celular carregada.

Para fazer a CNH o candidato precisa passar por uma avaliação psicológica e fazer testes de aptidão física e mental. Depois, passa por um curso de formação de condutores, com aulas teóricas e práticas, para então fazer os testes. A primeira habilitação, chamada de permissão, tem validade de apenas um ano. Após este período, caso o motorista não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima e não seja reincidente em infrações médias, recebe então a CNH definitiva com validade de 5 anos. Já os motoristas com mais de 65 anos de idade precisam renovar a CNH a cada 3 anos, mas este período pode ser menor, dependendo da avaliação física feita no momento da renovação.

Confira a reportagem

Fonte: CBN Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top