CBN - Brasil deve ser o principal produtor de soja em 10 anos

CBN - Brasil deve ser o principal produtor de soja em 10 anos

26 de agosto, 2020

O Banco holandês, Rabobank, disse, em relatório, que Brasil deve se consolidar como principal país no mercado de soja nos próximos 10 anos, com produção crescendo em ritmo mais acelerado do que na Argentina e nos Estados Unidos.

Segundo o banco, a produção de soja no Brasil deve alcançar 155 milhões de toneladas na safra 2029/30, incremento de 28% em comparação a safra 2019/20, com crescimento de área de 15% e ganho de produtividade de 9%.

De acordo com o banco, entre as principais vantagens competitivas do Brasil no longo prazo estão a possibilidade de expansão por meio de conversão de áreas de pastagens e a logística de exportação já preparada no Arco Norte e próxima geograficamente das fronteiras agrícolas brasileiras.

Fonte: Estadão Conteúdo

E os governos do Paraná e Mato Grosso do Sul informaram que deram mais um passo para a implantação do Corredor Oeste de Exportação, um novo ramal ferroviário que vai ligar a cidade de Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá, ampliando a malha operada hoje pela Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste S/A). Segundo informações do governo do Paraná, a previsão é que a nova malha ferroviária tenha uma extensão de até 1.371 quilômetros.

O projeto inclui a construção de uma nova ferrovia entre Maracaju (MS) e Cascavel (Oeste do Paraná), a revitalização do atual trecho ferroviário operado pela Ferroeste, entre Cascavel a Guarapuava; a construção de um novo traçado entre Guarapuava e Paranaguá e de um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

E numa avaliação da Consultoria Safras e Mercado, geadas que atingiram o trigo do Rio Grande do Sul estão sendo ainda avaliadas as perdas, mas o Estado gaúcho tem uma área suscetível a quebra climática menor que o Paraná, onde o frio pode colocar em risco parte das lavouras nos próximos dias.

O Paraná tem cerca de 80% das lavouras desta temporada em estágios suscetíveis a perdas por problemas climáticos, como geadas, por exemplo.

Fonte: Reuters

Fonte: CBN Foto: Divulgação

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top