Home / Giro Pelo Setor / CANAL RURAL - Paranaguá projeta elevar em 66% volume de cargas até 2030
CANAL RURAL - Paranaguá projeta elevar em 66% volume de cargas até 2030
06 de fevereiro, 2019
CANAL RURAL - Paranaguá projeta elevar em 66% volume de cargas até 2030
A movimentação global do Porto de Paranaguá deve saltar de 53 milhões de toneladas em 2018, para 80 milhões de toneladas em 2030, configurando um salto de 66%. O incremento é resultado dos novos projetos que estão sendo implantados no porto paranaense.
Uma das obras que deve ser concluída ainda neste ano contempla o corredor oeste de exportação. O berço para granel sólido está sendo reformado com objetivo de ter sua capacidade elevada de 2 milhões para 6,5 milhões de toneladas.
Fluxo de carga
Segundo Luiz Teixeira da Silva Junior, diretor de operações do Porto de Paranaguá, controlar o fluxo de carga tem sido fundamental para dar maior eficiência à operação portuária, já que produtor, operador portuário e as embarcações podem se programar. “Os usuários estão satisfeitos com a performance do porto, que, com esse sistema de controle de fluxo, tem conseguido eliminar todas as filas no entorno do complexo, da BR-377 principalmente”, explica o diretor.
Em média, são embarcadas 70 mil toneladas por dia no Porto de Paranaguá (o que equivale a um navio/dia). “Em 2019 esperamos embarcar pelo menos o mesmo volume de 2018, mas temos capacidade de movimentar entre 20% a 30 % a mais”, conta Teixeira. Segundo ele, o terminal escoa em especial a produção de grãos do Paraná, sul de Mato Grosso, São Paulo e Goiás.
Fonte: Canal Rural Foto: Divulgação
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade e Utilização de Cookies bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes. Saiba mais