BANDNEWS - Porto de Paranaguá prevê aumento de 11% nas exportações de grãos no 1º trimestre de 2021

BANDNEWS - Porto de Paranaguá prevê aumento de 11% nas exportações de grãos no 1º trimestre de 2021

06 de janeiro, 2021

O Porto de Paranaguá prevê movimento de aproximadamente 6 milhões de toneladas de granéis sólidos de exportação no 1º trimestre deste ano. Os volumes esperados de soja, farelo, milho e açúcar representam aumento de 11% em relação ao que foi exportado nos mesmos três meses do ano passado.

O novo terminal que se interliga para começar 2021 operando à oeste do cais, pelo berço 201, é a Cavalca Administração Portuária (CAP). A empresa vai trabalhar, principalmente, com soja – em grão e farelo – originadas na região Oeste do Paraná e do estado do Mato Grosso.

O terminal conta com um armazém de fundo plano para 50 mil toneladas de carga e é interligado por correias transportadores até os equipamentos do berço – os dois shiploaders – que têm capacidade de embarcar cerca de duas mil toneladas hora, cada. A operação simultânea de dois corredores de exportação, no Porto de Paranaguá, vai possibilitar mais agilidade nos carregamentos, potencialmente diminuindo o tempo de espera dos navios.

A expectativa da Cavalca é exportar 180 mil toneladas de soja já no primeiro trimestre de 2021.No mesmo berço 201, interligado no Corredor Oeste, está o terminal da Bunge. A expectativa da empresa é exportar, nos primeiros três meses deste novo ano, 415 mil toneladas de granéis.

O volume esperado é 87% maior que o consolidado em 2020. Juntos, os nove terminais privados e os dois públicos interligados no Corredor de Exportação Leste, do Porto de Paranaguá, esperam movimentar 4 milhões e 717 mil toneladas de soja, milho e farelo no primeiro trimestre de 2021. Esse volume representa uma movimentação média de 1 milhão, 572 mil e 333 toneladas por mês.

Fonte: Band News Foto: Divulgação

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top