BANDNEWS - Arrecadação do ICMS cai 3,8% durante pandemia no Paraná

BANDNEWS - Arrecadação do ICMS cai 3,8% durante pandemia no Paraná

15 de maio, 2020

Quase 90% das empresas que emitem documentos fiscais estavam em operação na última semana no Paraná, segundo um levantamento divulgado nesta quinta (14) pelas secretarias de Planejamento e Projetos estruturantes e da Fazenda.

Em municípios como Araucária, Toledo e Pato Branco esse índice é um pouco maior, com 95% das empresas abertas. Apesar do funcionamento de muitas empresas, houve queda de 3,8% na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Paraná. O índice é uma comparação com o mesmo período do ano passado, reajustado pela inflação. Pelos cálculos da Fazenda, o resultado representa R$ 405 milhões a menos nos cofres públicos.

O período que registrou maior queda no número de empresas em atividade foi entre 23 e 27 de março, logo após o Governo do Estado listar os setores essenciais e recomendar o fechamento dos não-essenciais por conta do coronavírus. Essa análise leva em consideração apenas empresas formais que emitiram ao menos uma nota fiscal nesses dois meses.

Segundo a Receita Estadual, com base nesse indicador, ainda estão fechadas aproximadamente 8,4 mil estabelecimentos do Simples Nacional e 2,3 mil do Regime Normal. O Paraná se encontra em patamar similar a perdas de ICMS em abril com São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Fonte: BandNews

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top