BAND NEWS - PR deve aplicar a 1ª dose da vacina contra covid-19 em 4 milhões de pessoas até maio

BAND NEWS - PR deve aplicar a 1ª dose da vacina contra covid-19 em 4 milhões de pessoas até maio

18 de janeiro, 2021

O Paraná deve aplicar a 1ª dose da vacina contra a covid-19 em 4 milhões de pessoas dos grupos prioritários até maio deste ano. O Estado irá seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) para aplicação das doses. Isso significa que o Estado terá uma ordem prioritária de grupos para a vacinação.

O Governo informou que entre os grupos com prioridade estão trabalhadores da saúde, idosos, indígenas e pessoas com comorbidades. Até o 1º semestre do ano serão imunizados nesta ordem: trabalhadores da saúde; idosos a partir dos 75 anos de idade; pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas; e população indígena; pessoas de 60 a 74 anos; e pessoas com comorbidades, que possuem doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.

De acordo com o secretário estadual da saúde, Beto Preto, a vacinação está prevista para começar no dia 20 de janeiro, às 10h, conforme foi anunciado pelo Ministério da Saúde durante reunião, mas a pode atrasar por conta de uma intercorrência com prazos na Índia. Ele também destaca que o planejamento prevê o início da aplicação das doses simultaneamente em todos os municípios paranaenses.

O Paraná aguarda definições do governo federal para a chegada de 100 mil doses. As doses aguardadas para o começo da imunização seriam as vacinas desenvolvidas pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está importando 2 milhões de doses da vacina. Além das vacinas da Fiocruz, o estado também deve receber 300 mil doses da CoronaVac, do Instituto Butantan.

Com a quantidade de doses disponibilizadas, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.049.801 pessoas no ano de 2021, ou seja 46,35% da população acima de 18 anos de idade ainda não vacinada, que soma um total de 8.736.014 pessoas.

Confira o plano completo

Fonte: Band News Foto: AEN

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top