BAND NEWS - Movimento de cargas por trens no Porto de Paranaguá aumenta 21%

BAND NEWS - Movimento de cargas por trens no Porto de Paranaguá aumenta 21%

18 de julho, 2018

No primeiro semestre, o Porto de Paranaguá movimentou mais de quatro milhões e oitocentas mil toneladas de cargas por meio de trens. Segundo o governo do estado, é a maior quantidade de produtos transportados por ferrovias no cais paranaense, no acumulado de janeiro a maio.

Nos últimos seis anos, a utilização de ferrovias aumentou 21% no Porto de Paranaguá. Em 2018, maio registrou a marca mais expressiva desde janeiro de 2011. Cerca de 28% da movimentação total ocorreu por ferrovia e o montante passou de um milhão e dez mil toneladas de produtos descarregados. Açúcar (40%) e soja (23%) foram as mercadorias mais transportadas via férrea em Paranaguá.

Um vagão consegue transportar 45 toneladas de produtos, cinco toneladas a mais do que o modal rodoviário. Para carregar um navio, são necessários 1.500 vagões; se forem usados caminhões, essa quantidade chega a 1.800 veículos.

Segundo a Administração dos Portos, em Paranaguá, a capacidade para descarga férrea passa de 89 mil toneladas por dia, o que equivale a 1.785 vagões que podem ser movimentados diariamente. O porto soma 70 quilômetros de linhas férreas, mais de sete quilômetros e meio no Corredor de Exportação.

Fonte: Band News Foto: Ivan Bueno/ APPA

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Ago/2019
Top