BAND NEWS – Impactado pela estiagem, Paraná deve produzir menos nesta safra de grãos, aponta Deral

BAND NEWS – Impactado pela estiagem, Paraná deve produzir menos nesta safra de grãos, aponta Deral

03 de maio, 2021

A estiagem e o atraso no plantio devem impactar na produção de grãos no Paraná ao longo desta safra 2020/2021. Conforme relatório mensal divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a produção deve chegar a 40,6 milhões de toneladas de grãos.

A previsão inicial era de 42 milhões de toneladas. O chefe do Deral, Salatiel Turra, explica que outras culturas também foram afetadas pela estiagem prolongada que o Paraná enfrenta desde o ano passado. A estimativa inicial para a produção de soja, por exemplo, que era de 20,6 milhões de toneladas, registrou uma queda de aproximadamente 800 mil toneladas.

A estiagem, aliada ao frio dos últimos dias, também refletiu negativamente nos índices de produção do feijão da segunda safra. Se o relatório do mês passado indicava a produção de 491 mil toneladas, agora espera-se um volume de 394 mil, redução de aproximadamente 25%. No início do ciclo, o Deral estimava a produção de 14,5 milhões de toneladas na segunda safra de milho. No entanto, a safra foi afetada por fatores como o atraso no plantio e na colheita da soja, e consequentemente atraso no plantio do milho, além da seca, causada pelo prolongamento do fenômeno La Niña. Agora, a previsão é de que sejam colhidas 12,2 milhões de toneladas, uma redução de 16% comparativamente ao esperado no início.

Conforme o Deral, a preocupação neste momento é suprir o consumo interno, já que o Paraná demanda alta quantidade de milho para a cadeia de proteína animal. A redução da disponibilidade interna abre espaço para importação do produto. Essa relação pode refletir nos preços.

Os dados do Deral mostram, ainda, uma possível redução de 25% na estimativa de produção do feijão comparado ao relatório de março, totalizando 97 mil toneladas a menos, redução de seis sacas por hectare no rendimento. No mês passado, esperava-se um volume de 491 mil toneladas para a segunda safra. Já a estimativa atual aponta para 394 mil.

Além da estiagem, o frio também impactou as estimativas. O plantio já está concluído e, até o momento, o Paraná tem 7 mil hectares colhidos, o que representa 3% da área estimada em cerca de 252 mil hectares.

Ouça reportagem

Fonte: Band News Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top