BAND NEWS - Fertilizantes respondem por quase metade das importações dos portos do Paraná

BAND NEWS - Fertilizantes respondem por quase metade das importações dos portos do Paraná

30 de setembro, 2020

Os fertilizantes respondem por quase a metade das importações nos portos do Paraná. Das 13 milhões e 200 mil toneladas de cargas que desembarcaram nos terminais de Paranaguá e Antonina, entre janeiro e agosto deste ano, os adubos respondem por mais de 48% . Ao todo foram 6 milhões e 800 mil toneladas de adubos, o que representa um aumento de 4,6% sobre o mesmo período do ano passado.

Desse volume, 93,5% dos fertilizantes descarregados nos portos paranaenses são granéis sólidos. O restante se divide entre graneis líquidos e os adubos que chegam em contêineres.

Para o gerente executivo do Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná, Sindiadubos, Décio Luiz Gomes, o desempenho do setor agrícola e a alta do dólar foram determinantes para o aumento das importações dos fertilizantes.

O diretor do sindicato acredita que o cenário de alta do segmento deve permanecer.

Os portos paranaenses seguem sendo os principais portos importadores de fertilizantes do país, recebendo cerca de 32% do que chega ao Brasil. Rússia, China, Canadá e Marrocos estão entre as principais origens dos fertilizantes que chegam pelos Portos do Paraná.

Confira a reportagem

Fonte: Band News Foto: Claudio Neves/Portos do Parana

Comente pelo Facebook

JORNAL Jul/2021
Top