Home / Giro Pelo Setor / BAND NEWS - Fazenda confirma calendário do IPVA
BAND NEWS - Fazenda confirma calendário do IPVA
18 de dezembro, 2019
A Secretaria da Fazenda confirmou que, a partir de 2020, a Receita Estadual não vai mais enviar a guia para pagamento do IPVA para o endereço do contribuinte.
A Secretaria da Fazenda confirmou que, a partir de 2020, a Receita Estadual não vai mais enviar a guia para pagamento do IPVA para o endereço do contribuinte. O calendário para quitar o imposto tem início em janeiro — mês do vencimento da primeira parcela ou da parcela única. O pagamento à vista oferece desconto de 3% sobre o valor do IPVA. As outras duas parcelas têm vencimento em fevereiro e março.
É possível quitar o imposto nos sete bancos credenciados (Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Banco Cooperativo do Brasil). Basta comparecer ao caixa com o número do Renavam, sem emissão da guia.
O número do Renavam consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos. Para os clientes dos bancos credenciados, o pagamento pode ser feito no terminal de autoatendimento, internet ou aplicativo. Também é possível quitar o IPVA com a emissão da guia no site da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br). Basta inserir o número do Renavam no menu Serviços Rápidos.
Sem os gastos de impressão e envio das correspondências, a Secretaria diz que vai economizar cerca de oito milhões de reais. O órgão informa ainda que não envia guias para pagamento do IPVA por e-mail. O imposto é calculado com base no valor do veículo. A quitação é requisito obrigatório para emissão do certificado de licenciamento.
Conforme a Secretaria da Fazenda, o imposto a ser lançado é de cerca de três bilhões e 300 milhões de reais. Metade do valor recolhido fica com o município de licenciamento do veículo. Os recursos do IPVA são aplicados em áreas prioritárias, como educação, saúde e segurança.
Fonte: Band News
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade e Utilização de Cookies bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes. Saiba mais