BAND NEWS - Copel anuncia plano que pretende neutralizar emissões de gases de efeito estufa até 2030

BAND NEWS - Copel anuncia plano que pretende neutralizar emissões de gases de efeito estufa até 2030

19 de março, 2021

A Copel anunciou o Plano de Neutralidade de Carbono com o objetivo de neutralizar emissões de gases de efeito estufa até 2030. O projeto foi realizado através de uma série de novas metas baseadas em ciência. O plano apresentado faz parte do compromisso firmado no Acordo de Paris, em 2016, por empresas e governos do mundo inteiro.

A matriz energética da companhia já é majoritariamente hídrica ou eólica, ou seja, com baixa emissão de carbono. Porém, a empresa mantém um inventário de gases de efeito estufa desde 2009, que aponta as emissões mais representativas na queima de combustível e na mudança do uso do solo. Segundo a Copel, o plano elaborado resultará na redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Além disso, também deve compensar as emissões residuais até 2030 para os ativos que a companhia detém controle operacional. As ações do Plano de Neutralidade de Carbono serão desdobradas por uma Comissão de Mudança do Clima.

Ela terá como propósito estudar as melhores alternativas a serem empregadas. Para isso, usará o princípio de metas baseadas em para atingir a neutralidade das emissões dos ativos com controle operacional da Copel, além de outras metas a serem atingidas até 2030. De acordo com a superintendente da Coordenação de Sustentabilidade da Copel, Luisa Nastari, o termo neutralidade pode não significar zerar totalmente as emissões, mas promover esforços que permitam reduzir ou substituir tecnologias emissoras por meios menos poluentes.

A Copel também deve avaliar meios de compensação e a oferta de serviços que permitam a clientes e consumidores usarem energia de baixa emissão de carbono.

Fonte: Band News Foto: Guilherme Pupo/Divulgação Copel

Comente pelo Facebook

JORNAL Nov/2021
Top