BAND NEWS - Chegada e saída de cargas por ferrovia crescem no Porto de Paranaguá

BAND NEWS - Chegada e saída de cargas por ferrovia crescem no Porto de Paranaguá

14 de julho, 2021

O volume de cargas movimentadas por ferrovia com origem ou destino ao Porto de Paranaguá aumentaram no primeiro semestre de 2021. Neste ano, 98.989 vagões passaram pelo terminal paranaense e transportaram cerca de 5,5 milhões de toneladas. Em 2020, no mesmo período, foram 8.565 vagões a menos e 4,9 milhões de toneladas movimentadas. De janeiro a junho de 2021, 18,9% das cargas chegaram ou saíram dos terminais em vagões. No ano passado, esse porcentual era de 14,7%. O produto que tem a maior participação do modal para descarregar no Porto de Paranaguá é o açúcar a granel: 74%.

Só no primeiro semestre deste ano foram 1.628.055 toneladas em vagões. Em quantidade, destaque para a soja em grãos que responde por 29% do total movimentado pelo Porto de Paranaguá no primeiro semestre. E de farelo de soja, com 21%. Na importação, a utilização da ferrovia para o transporte de fertilizantes rumo ao Interior também apresentou alta de 2%, no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano anterior.

O transporte de líquidos e carga geral pelos trilhos cresceu principalmente entre os derivados de petróleo, celulose e nos contêineres. Em 2020, de janeiro a junho, não houve nenhum volume de derivados de petróleo chegando ou saindo do Porto de Paranaguá em vagões. Este ano, porém, 4% da carga usou o modal ferroviário. De biodiesel, também não teve movimento em vagões no primeiro semestre do ano passado. Neste ano foram 141 vagões, com 6.702 toneladas do produto transportado pelos trilhos.

Nos primeiros seis meses deste ano, 9% do total de cargas que chegaram ou saíram em contêineres utilizaram a ferrovia. O volume de celulose chegando por ferrovia, para ser exportado pelo Porto de Paranaguá, também foi maior. Neste ano, no mesmo período, 433.440 toneladas, em 6.773 vagões. Apesar do maior volume ainda ser entre as cargas transportadas em caminhões, a participação do modal rodoviário teve queda na comparação entre o primeiro semestre de 2020 e 2021. No ano passado, 83,9% do total movimentado foi pelas rodovias. Neste ano, caiu para 78,8%.

Fonte: Band News Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top