AEN - Governador do PR confirma obras de infraestrutura no Oeste

AEN - Governador do PR confirma obras de infraestrutura no Oeste

07 de fevereiro, 2020

O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou na última quarta-feira (5), no Show Rural de Cascavel, um pacote de investimentos e melhorias na infraestrutura do Oeste. Segundo ele, a revitalização do Trevo Cataratas, a autorização da duplicação do trecho da BR-277 entre o posto da Polícia Rodoviária Federal e o trevo do distrito de São João do Oeste, e a ampliação da capacidade de escoamento da Ferroeste vão transformar a realidade da região nos próximos anos.

“Elegemos como prioridade a infraestrutura. O Paraná ficou muito tempo sem ter grandes investimentos nessa área. Remodelamos o Anel de Integração, com a inclusão de trechos estaduais, em processo que está em estudo pelo governo federal, e estamos pensando no ramal ferroviário, fundamental para dar ganho em escala para a região Oeste”, afirmou o governador. “Temos esse foco na infraestrutura porque o agronegócio é nossa vocação”.

Ratinho Junior também destacou o crescimento da produção industrial (5,4%), as perspectivas da safra 2019-2020 (crescimento de 19%) e disse que a região Oeste ajuda a impulsionar a economia do Estado. “O Brasil e o Paraná vivem momento muito bom. A safra deste ano será recorde. Tivemos imprevistos de estiagem na safra 2018-2019, e os produtores deixaram de lucrar cerca de R$ 4 bilhões”, acrescentou o governador.

INFRAESTRUTURA

Na coletiva de imprensa, o governador citou a assinatura de um acordo comercial entre o Governo do Estado e a Rumo Logística para permitir que a Ferroeste amplie a capacidade de escoamento da safra 2019-2020, beneficiando o setor produtivo do Oeste. A expectativa é que o volume de produtos transportados na malha que liga Cascavel a Guarapuava passe de 1,1 milhão de toneladas por ano para cerca de 2 milhões/ano.

O governador também afirmou que o Estado já contratou um EVTEA-J (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Jurídica) para novos projetos ferroviários, com intuito de consolidar o corredor bioceânico. “Estamos fazendo a parte do Paraná. Ainda existe um processo de convencimento do Paraguai e uma discussão diplomática com Argentina e Chile. A dificuldade não é tanto de infraestrutura, mas da questão alfandegária. Estamos avançando na nova Ferroeste e esse estudo vai apontar o melhor traçado, o que começa a pressionar, no bom sentido, a viabilização de uma nova ligação férrea”, disse Ratinho Junior.

Ele afirmou que a inclusão do Trevo Cataratas no acordo de leniência com a Ecorodovias (controladora da Ecocataratas) foi uma exigência do Governo do Estado, e que a obra será uma das mais complexas do País. “A empresa não queria, mas vamos fazer. Será uma das cinco maiores obras do Brasil, com operários trabalhando 24 horas por dia. O Ministério Público Federal entendeu que não daríamos aval para o acordo sem essa obra, que é uma conquista importante para o Estado”, destacou.

O Trevo Cataratas, na entrada de Cascavel, é o entroncamento por onde passam mais de 30 mil veículos por dia e reúne as rodovias BR-369, no sentido de Maringá, a BR-277, entre Guarapuava e Foz do Iguaçu, a BR-467, em direção a Toledo, e a Avenida Brasil, que é principal via de acesso ao município. A obra será executada em duas fases, com implementação de passagens de nível e retirada dos semáforos.

O governador ainda confirmou a abertura do edital de licitação para a duplicação de aproximadamente seis quilômetros da BR-277 entre o posto da PRF e o trevo do distrito de São João do Oeste. “No mesmo acordo de leniência exigimos que a concessionária doasse os seus projetos executivos para o Estado. Temos um acordo com a ACIC (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) para atualizar o projeto, o que não deve demorar mais de 40 dias, e, em seguida, ele será licitado”, disse Ratinho Junior. “A obra resolve um gargalo que há muito tempo a cidade necessita”.

O investimento será na ordem de R$ 100 milhões e a expectativa é que o edital fique pronto até o fim de março. Essa obra vai completar outro trecho, já duplicado e em funcionamento, de 3,2 quilômetros, entre os quilômetros 580 e 583 da rodovia, do Trevo Cataratas até o posto da PRF.

Fonte e Foto: AEN

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