AE - Portos do Paraná debatem importância de intermodalidade

AE - Portos do Paraná debatem importância de intermodalidade

22 de março, 2019

O custo de transporte representa a maior parcela dos custos logísticos nos negócios brasileiros. Por isso, o Governo do Paraná discute com empresários e órgãos do poder público alternativas e uso de diferentes modais na movimentação de carga. Os Portos do Estado participam nesta quinta-feira (21) do último dia da Feira Intermodal South America, em São Paulo.

“Os Portos do Paraná estão entre os mais modernos do Brasil e queremos torná-los cada vez mais eficientes. Temos um diálogo aberto com as empresas que operam conosco, com um canal de comunicação contínuo e que permite trazer novos negócios, desenvolvimento, emprego e renda”, explica o diretor empresarial, André Piolli.

Para atender a demanda crescente de movimentação, os terminais paranaenses planejam investimentos em acessos rodoviários, novos pátios de caminhões e ampliação da rede ferroviária.

Hoje, 80% do transporte de carga para os portos paranaenses são por rodovia e 20% por trem. “Quando diversificamos os modais, as operações ficam mais eficientes e ganham em segurança. A operação não fica dependente de apenas um tipo de transporte e os custos logísticos caem”, afirma o diretor operacional, Luiz Teixeira.

Um dos maiores desafios é integrar os modais para atender a estimativa de crescimento das movimentações, que até 2030 deve chegar a 80 milhões de toneladas. “Os acessos rodoviários já estão saturados e a ferrovia existente é muito antiga, então não tem como o porto crescer e o Paraná se desenvolver sem o investimento em uma nova ferrovia. Esta é a proposta da Ferroeste, interligar Dourados, no Mato Grosso do Sul, aos portos paranaenses”, diz Carlos Fabro, diretor da Ferroeste.

Rodovia

Os Portos do Paraná estão investindo R$ 12,7 milhões em novos viadutos em Paranaguá, para dar mais segurança e diminuir os congestionamentos na entrada da cidade. Também investe R$ 15,9 milhões em obras de recuperação de vias na retroárea e planeja um novo pátio para caminhões que já descarregaram mercadorias. Nos próximos dias, deve anunciar, ainda, a contratação de um projeto executivo para recuperação da Avenida Ayrton Senna, importante via de acesso ao porto.

Parceiros

São parceiras dos Portos do Paraná na Intermodal 2019 as empresas Cargill, Cattalini, Cia Ambiental, Coamo, Cotriguaçu, Interalli/ Cbl, Klabin, Martini Meat/Ritmo Log, Mosaic/Fospar, Rocha Log, SGN Novo Porto, TCP, Harbor, All Briggs/Aquamec, Multitrans, Cimbessul, C.D Brasil, Pasa/Álcool Paraná, Marcon, Aocep,Tibagi (Aocep),Gransol (Aocep), Grano Log (Aocep), Agtl - Centro Sul, União Volpak, Fortesolo, TPPF, Rumo All, Potencia Biodiesel/Trading, Ld Com, Imcopa, Bunge.

Fonte e Foto: AE

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top