AE - Paranaguá recebe o maior navio graneleiro da história
  • 25-anos
  • despoluir
  • sest senat

AE - Paranaguá recebe o maior navio graneleiro da história

12 de março, 2018

Chegou nesta semana à área de fundeio do Porto de Paranaguá o navio Jubilant Devotion. A embarcação vai carregar 87 mil toneladas de farelo de soja e será a maior operação graneleira da história do porto, equivalente a mais de 2,9 mil carretas carregadas de produto.

Antes do Jubilant Devotion, o maior carregamento feito pelo porto tinha sido o navio Nord Cetus, que embarcou 84,7 mil toneladas em 2013.

Nesta mesma semana outra embarcação, o Stella Dawn, atracou no Porto de Paranaguá para carregar soja e bateu o recorde de produtividade em uma janela de 6 horas. O navio embarcou 16,54 mil toneladas de grãos no dia 6 (terça-feira), volume equivale à carga de cerca de 75 caminhões por hora de operação.

O Stella Dawn, de bandeira de Cingapura, está atracado no berço 213 do Corredor de Exportação e levará a soja para o mercado asiático. Ao todo, o navio vai embarcar 65 mil toneladas de produto.

Produtividade

Estes números marcam o início do período de escoamento da safra e comprova o aumento de produtividade do Porto de Paranaguá na exportação de grãos. “Já tivemos um salto de movimentação no ano passado e este novo cenário só reforça que todos os esforços em repotenciamento do porto elevaram o patamar de capacidade e agilidade de escoamento de Paranaguá. Estes resultados estão ocorrendo ainda antes da conclusão da dragagem de aprofundamento do Porto, que será concluída em agosto deste ano”, afirmou o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

Ao todo, já foram investidos R$ 657 milhões no Porto de Paranaguá desde 2011, que resultaram em um aumento de 25% na movimentação de cargas neste período. Np ano passado, o volume movimentado chegou a 51 milhões de toneladas, um recorde histórico.

Somente no ano passado, o porto teve uma alta de 14% nas suas operações, o dobro do crescimento da média nacional. Só com os equipamentos que carregam os navios de grãos, os shiploaders, a Appa investiu R$ 59,4 milhões.

Fonte e Foto: AE

 

Comente pelo Facebook

25 ANOS

Visite o hotsite em comemoração aos 25 Anos

saiba mais
DESPOLUIR

Programa Ambiental do
Transporte

saiba mais
SEST SENAT

Serviço Social do Transporte
Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte

saiba mais
JORNAL Ago/2018
Proluv
Top