AE - Detran alerta sobre cuidados na estrada durante o feriado

AE - Detran alerta sobre cuidados na estrada durante o feriado

11 de outubro, 2017

Dos 46 mil feridos em acidentes de trânsito no Paraná em 2016, 8% tinham menos de 17 anos. Dados do Detran mostram que 1,5 mil crianças, com idade entre 0 e 11 anos, e 2,1 mil, com idade entre 12 e 17 anos, foram vítimas de ocorrências em ruas e estradas paranaenses.

Com o feriado da Padroeira do Brasil e o Dia das Crianças, neste 12 de outubro, é preciso cuidado ao planejar a viagem com os pequenos. “Além da manutenção do veículo e a atenção à documentação, que devem existir em todas as viagens, é preciso lembrar do uso correto dos dispositivos de segurança, adequados para cada idade”, lembra o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O bebê conforto é para bebês com ou até um ano de idade. Já crianças com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos devem ser transportadas em cadeirinha. De quatro a sete anos e meio devem usar o assento de elevação e, a partir de dez anos (com mais de 1,45 m), podem utilizar o cinto de segurança e ser transportadas no banco da frente.

Planejamento

Pesquise a duração média da viagem e alguns pontos de paradas com as crianças. Uma pausa pode evitar que elas fiquem muito agitadas e dá mais energia ao condutor para continuar a viagem.

Anote os números da concessionária responsável pela rodovia, para qualquer tipo de suporte durante o deslocamento. Procure não viajar no fim da manhã ou da tarde, os horários mais movimentados nas estradas.

Fonte: AE/Dentran/PR Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top