ABCAM - Alerta aos caminhoneiros sobre segurança nas estradas durante o feriado

ABCAM - Alerta aos caminhoneiros sobre segurança nas estradas durante o feriado

09 de fevereiro, 2018

O feriado de carnaval está chegando e com ele, além dos preparativos para uma boa diversão, devem vir algumas precauções para que a folia não termine mais cedo. Quem acompanha os noticiários deste período do ano encontra não somente os desfiles de escolas de samba e blocos de carnaval como também diversos acidentes de trânsito gerados pela imprudência, alta velocidade e ingestão de álcool.

Levantamento feito em 2017 pela Polícia Rodoviária Federal- PRF- aponta que a falta de atenção (38,1%) é o principal motivo para a ocorrência dos acidentes envolvendo caminhões, seguido do sono ao volante, com 6,9%.
A ingestão de álcool também é fator predominante. Cerca de 1.921 acidentes envolvendo caminhões foram causados por motoristas embriagados, um percentual de 4,3% do total de acidentes envolvendo este tipo de veículo.

O presidente da Abcam, José da Fonseca Lopes, lembra que a segurança nas estradas também depende da forma como os condutores agem. “O motorista precisa ter consciência de que seus atos podem refletir em acidentes.O Carnaval é uma festa muito bonita, alegre, e queremos que não seja motivo de tristeza”, comenta.
Fonseca recomenda aos caminhoneiros que dirijam com prudência, sempre respeitando a velocidade da via e a distância entre o veículo da frente. Também é importante checar os itens básicos como oléo, água, estepe e lâmpadas do farol.

Caminhoneiros são homenageados neste Carnaval

Mais um motivo para o caminhoneiro dirigir com segurança e aproveitar o carnaval. A escola Rosas de Ouro vai levar para o Sambódromo do Anhembi um enredo sobre a vida dos caminhoneiros. "Pelas estradas da vida, sonhos e aventuras de um herói brasileiro", será desenvolvido pelo carnavalesco André Machado.
A Rosas de Ouro vai ser a sexta escola a desfilar no Anhembi na noite desta sexta-feira, dia 9 de fevereiro.

Fonte: Ascom/Abcam Imagem: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top