Prazo para exame toxicológico vence dia 31 de agosto

Prazo para exame toxicológico vence dia 31 de agosto

18 de agosto, 2021

Mais de 835 mil motoristas profissionais portadores de CNH nas categorias C, D e E, com vencimento entre janeiro e junho de 2022, devem realizar o exame toxicológico periódico até 31 de agosto.

Quem perder o prazo estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estará sujeito a receber multa de R$ 1.467,35, sete pontos 7 pontos na CNH e suspensão do direito de dirigir por três meses, além do pagamento de nova multa no mesmo valor.

O exame pode ser realizado posto de coleta laboratorial vinculado a algum laboratório credenciado pelo Denatran. O procedimento detecta o uso regular de drogas pelo prazo mínimo de 90 dias anteriores à data da coleta da amostra e pode ser feito com pelos ou fios de cabelo.

Fiscalização começou em julho

A fiscalização para o exame toxicológico periódico de motoristas com CNH categoria C, D e E, cujo vencimento ocorre entre março e junho deste ano, começou em 1º de julho

De acordo o que está estabelecido pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), haverá multa automática no valor de R$ 1.467,35 para quem não estiver com o exame atualizado.

A exigência do exame toxicológico periódico faz parte da Lei 14.071, sancionada em outubro de 2020 estabelecendo que motoristas com CNHs nas categorias C, D e E, com idade inferior a 70 anos, realizem o exame com periodicidade de 2 anos e 6 meses, a contar da data da emissão ou renovação da CNH.
7 duvidas sobre fiscalização do exame toxicológico

Antes prevista para iniciar em 12 de abril deste ano, a fiscalização foi prorrogada pelo Contran por causa dos impactos causados pela da pandemia. Portanto, o novo calendário escalonado conforme o vencimento da CNH encontra-se em vigor.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Toxicologia (Abtox), cerca de 115 mil motoristas deste primeiro grupo ainda não realizaram o exame toxicológico periódico, que pode ser feito em posto de coleta laboratorial vinculado a algum laboratório credenciado pelo Denatran.

Fonte: O Carreteiro Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top