31 de janeiro, 2023
Roubo de cargas e Vazada foram os assuntos da reunião, desta manhã de terça-feira (31), entre o presidente da FETRANSPAR, Coronel Sérgio Malucelli, e o Secretário de Segurança, Coronel Hudson Leôncio Teixeira. As duas pautas recorrentes têm preocupado o setor do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) paranaense.
Neste mês de janeiro, várias ações de marginais foram registradas nas rodovias, principalmente, na região de Paranaguá, nas proximidades do Porto. Cargas inteiras têm ficado espalhadas pelo caminho, principalmente de grãos (soja e milho).
A famosa ‘vazada’ é caracterizada quando é aberta a tampa do local de armazenamento e o produto fica espalhado pelo chão, facilitando a ação criminosa.
“Não podemos ficar de braços cruzados, precisamos de um policiamento preventivo e a permanência de viatura, moto ou até mesmo um módulo móvel na Avenida Ayrton Senna, em Paranaguá”, reivindica Coronel Malucelli, que também solicita a cooperação de dados entre o Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE) da SESP e a Federação.
De acordo com Malucelli, também deve ser melhorada a qualidade da captação de informações dos Boletins de Ocorrência (BOs) referente ao item roubo de cargas, que mostre claramente a diferença entre o roubo de cargas menores como, por exemplo, vans e motos do roubo de cargas do TRC.
Nova reunião, ainda sem data marcada, está prevista para tratar de integração de segurança do TRC entre os Secretários de Segurança dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato do Sul. A FETRANSPAR também foi convidada a participar.
Na reunião da SESP também estiverem presentes o supervisor do SEST SENAT Paraná, Roberto Teixeira; o assessor da FETRANSPAR Tenente Coronel Neto; o Diretor Geral da SESP, Coronel Carlos Eduardo Cidreira; e o assessor de Gabinete, Major Hounatski.