Semana que vem começa o transporte da safra e é previsto o caos na 277

Semana que vem começa o transporte da safra e é previsto o caos na 277

13 de janeiro, 2023

O anúncio do Governo do Estado de que as obras para liberação total da pista na BR-277 – Curitiba – Paranaguá - interrompida há mais de 80 dias, vão demorar mais 45 dias, surpreendeu o sistema produtivo paranaense.

O presidente do Sistema Federação da Agricultura do Paraná, Ágide Meneguette, manifestou preocupação e pede agilidade nos serviços. Na próxima semana tem início ao transporte da safra de verão para o Porto de Paranaguá.

O total da safra paranaense é de 25,5 milhões de toneladas, sendo 21,4 milhões de toneladas de soja. São 4,1 milhões de toneladas de milho. Os caminhões descem a serra com soja e retornam com insumos.
“Diante da situação que estamos vivenciando nas estradas rumo ao litoral do Paraná, a FAEP pede agilidade na solução dos problemas. Vamos iniciar a colheita da safra de verão nos próximos dias, o que vai aumentar o tráfego de caminhão, e estamos temerosos quanto ao escoamento da produção paranaense e de outros estados, que também utilizam o Porto de Paranaguá, disse Meneguette.

Histórico
– 14 de outubro: um desmoronamento atingiu o km 42 da BR-277, entre Curitiba e o Litoral do Paraná. Desde então, os motoristas enfrentam meia pista para passar pelo local. A situação piorou no dia 28 de novembro, quando deslizamentos de terra ocorreram e chegaram a interditar completamente a rodovia. A liberação parcial ocorreu no dia 30 de outubro.

– 28 de novembro: na BR-376, no km 668, entre Curitiba e o Litoral de Santa Catarina, um primeiro deslizamento ocorreu, sem vítimas, e o trânsito passou a ser feito em pista única. No mesmo dia, horas depois, uma segunda ocorrência maior, atingiu carros e interditou as duas pistas. Duas pessoas morreram no desastre. Até o dia 19 de dezembro, o trânsito ainda fluía com bloqueio parcial.

Texto e foto – Paraná Portal 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top