Home / Giro Pelo Setor / Projeto que flexibiliza contratação de empregados com deficiência avança no Senado
Projeto que flexibiliza contratação de empregados com deficiência avança no Senado
08 de julho, 2024
Aprovação pela Comissão de Direitos Humanos confirma posição defendida pelo Sistema Transporte
O Projeto de Lei nº 626/2021 foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal nesta quarta-feira (3). Originário da Câmara dos Deputados, o texto altera a Lei nº 8.213/1991 (Lei de Benefícios da Previdência Social) com relação à contratação de pessoas com deficiência.
Empresas com mais de 100 empregados são obrigadas a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência. Segundo a legislação vigente, a dispensa desses trabalhadores só pode ocorrer após a contratação do substituto, de forma imediata. A inovação da PLP nº 626/2021 é justamente estipular um prazo de 40 dias para que a substituição ocorra.
Caso seja sancionada, a nova lei evitará que as empresas sejam multadas nos momentos de renovação dos quadros, o que ocorre bastante. A CNT (Confederação Nacional do Transporte) acompanha o assunto desde o início dos trabalhos legislativos e, em junho, apresentou nota técnica pela aprovação do projeto à equipe da relatora da matéria, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF). O texto segue, agora, para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Texto e foto - Por Agência CNT Transporte Atual
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade e Utilização de Cookies bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes. Saiba mais