Procon Paraná fiscaliza postos de combustíveis para coibir aumentos abusivos

Procon Paraná fiscaliza postos de combustíveis para coibir aumentos abusivos

04 de novembro, 2022

Procon alerta para aumento abusivo do preço dos combustíveis e orienta que os consumidores denunciem essa prática. Essa alta tem sido percebida desde segunda-feira (31), logo após o segundo turno das eleições.

O Procon Paraná informou que investiga irregularidades e possíveis aumentos excessivos nos preços dos combustíveis vendidos no Estado. O órgão vai solicitar documentos fiscais de compra, com valores discriminados, para comparar com os percentuais repassados aos consumidores.

Cláudia Silvano, coordenadora do Procon Paraná, explicou que caso sejam identificados aumentos abusivos, os postos podem ser multados.

Na quinta-feira (3), foi feita uma reunião na Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), entre o secretário da pasta, Rogério Carboni, a coordenadora do Procon, Cláudia Silvano, e presidente e vice-presidente da Paraná Petro, Paulo Fernando da Silva e Giuseppe Salamone. A pauta do encontro foi a prática que vem sendo constatada desde segunda-feira (31), quando começaram a ser aplicados sucessivos reajustes nos preços dos combustíveis em todo o Estado.

Apesar de não interferir no preço comercializado dos combustíveis, o presidente da Paraná Petro disse que vai convocar uma reunião com os associados para repassar as informações e também alertar sobre os cuidados com aumentos abusivos.

O Procon Paraná faz uma orientação para que os consumidores peçam nota fiscal de compra, na hora de abastecer. Além disso, se houver suspeita de preços abusivos, os clientes devem fazer denúncia nos canais oficiais, pois o Código de Defesa do Consumidor (CDC), deixa explícito que é proibido ao fornecedor elevar, sem justa causa, o preço de produtos ou serviços.

Atendimento Procon:

Rua Emiliano Perneta, 47 Centro – Curitiba

Site: www.procon.pr.gov.br

Telefone: 0800 041 1512 (aceita somente ligações de telefone fixo)

(41) 3223-1512 (aceita ligações de telefone fixo e móvel)

Horário de Atendimento: das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira

Ouça reportagem

Fonte: CBN Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top