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Pedágio só em 2023? Mesmo com prorrogação de prazo no TCU, ANTT não altera cronograma
20 de abril, 2022
Pedágio só em 2023? Mesmo com prorrogação de prazo no TCU, ANTT não altera cronograma
Apesar de o Tribunal de Contas da União (TCU) ter estendido para até 5 de agosto o prazo para análise do plano de desestatização das Rodovias Integradas do Paraná, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ainda não cogita alterar o cronograma do processo de concessão do novo pedágio do estado. A análise pelo TCU até agosto já atrasaria a programação da agência reguladora, que pretendia lançar os editais ainda no segundo trimestre deste ano. Assim, as demais etapas do processo (realização dos leilões e assinaturas dos novos contratos) também atrasariam, levando a instalação das concessionárias nas rodovias paranaenses apenas para 2023.
Dentro do Ministério da Infraestrutura, no entanto, a expectativa é que, apesar do novo prazo, os auditores do TCU não utilizem todos os 75 dias concedidos e homologuem os editais com mais celeridade, a partir da entrega da documentação completa por parte da ANTT, que deve ser concluída em 20 de maio.
A ANTT informou, em nota, que, no momento, não está revendo o cronograma. “No momento, as tratativas estão em andamento com o Tribunal, que entendeu que a ampliação do prazo se fazia necessária. Por este motivo, não há como falar em prazos. A Agência reitera que trabalha em sinergia com o Tribunal de Contas da União e em diálogo com seus técnicos”.
Cronograma atual do novo pedágio do Paraná:
Estudos preliminares – até 29/01/2021
Audiência pública e elaboração do plano de concessão – até 11/11/2021
Análise do TCU – Em andamento
Edital – 2º trimestre de 2022
Leilão – 3º trimestre de 2022
Assinatura dos contratos – 4º trimestre de 2022
Possível cronograma caso a análise do TCU vá até 5 de agosto:
Estudos preliminares – até 29/01/2021
Audiência pública e elaboração do plano de concessão – até 11/11/2021
Análise do TCU – Em andamento
Edital – 3º trimestre de 2022
Leilão – 4º trimestre de 2022
Assinatura dos contratos – 1º trimestre de 2023
Fonte: Gazeta do Povo Foto: Divulgação
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
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