Pedágio: Governo do Paraná projeta leilão concorrido por rodovias

Pedágio: Governo do Paraná projeta leilão concorrido por rodovias

05 de maio, 2023

O Governo do Paraná diz que já está em contato com empresas nacionais e internacionais interessadas em assumir a concessão das rodovias do estado. A avaliação interna é de que os editais vão atrair os grandes players do mercado devido ao potencial econômico e turístico que está diretamente ligado ao uso do modelo rodoviário.

Os comunicados da licitação devem ser publicados até 16 de maio. Duas datas estão pré-agendadas na Bolsa de Valores – uma em agosto e outra em setembro – para a realização dos leilões de dois dos seis lotes das rodovias estaduais e federais pedagiadas. Após mais de três anos de discussões aprofundadas, o Governo do Paraná convenceu o Ministério dos Transportes a leiloar as rodovias pelo critério do menor preço da tarifa cobrada aos usuários. Os contratos de concessão serão válidos por 30 anos.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o projeto vencedor estabeleceu várias garantias para o governo e para os usuários. Além disso, os termos serão rediscutidos a cada cinco anos, o que permitirá eventuais correções no percurso.

Ontem (quarta, 3), em Brasília, o governador Ratinho Junior (PSD), após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou a outorga de pouco mais de mil quilômetros de rodovias estaduais à União. Os trechos serão leiloados em conjunto com os federais, totalizando mais de 3 mil e 300 quilômetros de estradas que serão mantidas e melhoradas pela iniciativa privada mediante cobrança de pedágio.

O presidente do Sistema Fetranspar (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná) celebrou a etapa vencida. No entanto, Sérgio Malucelli também fez um apelo. Ele pede pressa às autoridades envolvidas para retomar a segurança e a confiabilidade das rodovias paranaenses:

Na avaliação do secretário de Infraestrutura e Logística, realizados os leilões dos lotes 1 e 2, os outros quatro lotes de rodovias estaduais e federais não devem ter dificuldades para serem arrematados. Segundo Sandro Alex, a expectativa é de que as novas concessionárias comecem a assumir as rodovias ainda no ano de 2023:

Ainda segundo o secretário, o modelo definitivo da nova concessão dos pedágios inova ao unir rodovias estaduais e federais. Dessa forma, é esperado que o padrão de qualidade das BRs seja replicado nas PRs, beneficiando regiões que historicamente lidam com estradas ruins, como o sudoeste e o noroeste do Paraná. Além disso, a combinação permite que, na média, a tarifa cobrada dos usuários seja menor. Sandro Alex afirma que o modelo alinhado com o Ministério dos Transportes será replicado em outros estados:

Com previsão de publicação dos editais ainda em maio, os dois primeiros leilões das rodovias paranaenses devem ocorrer nos dias 24 de agosto e 16 de setembro. Segundo o Governo do Paraná, os primeiros anos de contrato priorizam a recuperação e conservação das rodovias.

A partir do terceiro ano, é esperado o início das obras estruturantes de maior porte, como a duplicação de toda a extensão da BR-277, a duplicação do Contorno Norte de Curitiba, a criação de faixas adicionais no Contorno Sul de Curitiba e nas rodovias capilares que ligam a capital ao litoral do estado. Os investimentos previstos para os próximos 30 anos de concessão superam os R$ 50 bilhões.
 

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Fonte: Band News Foto: Geraldo Bubniak/AEN 
 

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