Paraná é terceiro estado com mais infrações à Lei Seca

Paraná é terceiro estado com mais infrações à Lei Seca

27 de novembro, 2023

O Paraná foi o terceiro estado do Brasil com mais registros de infrações à Lei Seca de trânsito durante os primeiros 15 anos de aplicação da regra. Foram 83 mil infrações no estado entre 2008 e junho deste ano.
Os dados foram divulgados em um relatório da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) que apontou, ainda, em todo o país, uma média de oito infrações por hora de motoristas que não respeitaram a tolerância zero para ingestão de álcool e condução de veículos.

De acordo com o balanço, o Paraná ficou atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo.

Quando analisadas as infrações por cidade, Cascavel, no oeste do estado, foi a segunda do país com o maior número de desrespeitos à Lei Seca. Foram cinco mil infrações identificadas. Já na capital Curitiba, em 66% dos dias ao longo destes 15 anos houve registro de infração à lei, o terceiro maior índice do país.

De acordo com o tenente do Batalhão de Polícia Rodoviária, Sidinei Hudach, um dos principais desafios ligados à Lei Seca está na conscientização dos motoristas.

O tenente também frisa que, no Paraná, a maior parte dos acidentes com mortes envolve condutores que dirigem após ingerir bebida alcoólica.

Atualmente, uma nova mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também autorizou a atuação de motoristas que se recusarem a fazer o teste do bafômetro, mesmo sem apresentarem sinal de embriaguez.
O CTB conta ainda com artigos que diferenciam a infração do crime de trânsito.

No primeiro caso, tratado como administrativo, a pena consiste em multa, pontos na carteira e até mesmo suspensão da CNH e apreensão do veículo. No segundo, o processo passa a ser judicial criminal, podendo ter julgamento e penalidade de prisão.

Fonte: BandNews/Bárbara Hammes Foto: Cabo Valdemir da Luz/PMPR

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top