Melhora na perspectiva para nota de risco do Brasil pode impulsionar investimentos

Melhora na perspectiva para nota de risco do Brasil pode impulsionar investimentos

20 de março, 2017

Melhora na perspectiva para nota de risco do Brasil pode impulsionar investimentos

A melhora na perspectiva para a nota de risco soberano do Brasil – de negativa para estável – gera uma sinalização positiva ao mercado e pode favorecer a atração de investimentos para o país. A elevação foi anunciada pela agência de classificação de risco Moody’s (uma das três mais tradicionais do mundo) na última quarta-feira (15). Ela indica que o Brasil não deve sofrer novo rebaixamento nas próximas revisões da agência 


Para a CNT (Confederação Nacional do Transporte), a notícia é ainda mais importante por ocorrer em um momento em que o governo federal inicia a nova fase de concessões no país, no âmbito do Projeto Crescer. Isso porque os investidores, principalmente aqueles de fora do Brasil, usam a avaliação das agências de risco em suas decisões de investimento, dando preferência aos países com melhor classificação. Assim, a expectativa da recuperação do nível de investimento deve ser benéfica, atraindo novos participantes para as licitações de infraestrutura de transporte programadas pelo governo federal. 

Apesar de a nota do país em moeda estrangeira ter permanecido em Ba2 (o que a mantém em grau especulativo), a revisão da perspectiva evidencia que as condições macroeconômicas no país estão melhores e que os elementos especulativos, que levaram ao rebaixamento, estão sendo gradualmente eliminados do cenário brasileiro. 

Há pouco mais de um ano, em fevereiro de 2016, a Moody’s rebaixou em dois graus a nota de risco do Brasil. Os títulos brasileiros passaram de uma avaliação de grau de investimento para o nível especulativo, gerando desconfiança para investidores. Na ocasião, além de o cenário econômico estar diferente do atual (com inflação e taxas de juros mais altas, além da queda mais expressiva do PIB em 2015 ), a crise política comprometia a expectativa sobre o desempenho do mercado. 

A CNT avalia, assim, que a análise da Moody’s pode ser um indicativo consistente de que o país conseguiu realizar os ajustes mínimos exigidos pelo mercado. Se isso for confirmado e o país voltar a atrair investimentos, a retomada do crescimento pode estar mais próxima.

Fonte: Agência CNT de Notícias

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top